ADRIANE GALISTEU X SILVIO SANTOS: O QUE ACONTECERÁ HOJE?
 
Leio nas manchetes que Silvio Santos e Adriane Galisteu decidem hoje, no final da tarde,  o imbróglio que já dura meses. E que envolve a bagatela de 500.000 mil reais por mês.  O que fará Silvio Santos com Adriane Galisteu já que o contrato entre ela e o SBT termina dia 30 de setembro?  Imagino a cena em formato pessoal e reduzido: ter que pagar o salário mínimo, a uma funcionária cujo trabalho não me interessa mais. Seria doloroso para qualquer um de nós, pagar e não receber. Agora, para quem recebe sem trabalhar, a reação é individual e subjetiva: cada um faz o que quer, com aquilo que lhe convém. Ou seja, quando não nos convém, somos todos unânimes, mas quando nos convém, ainda que o processo envolva uma injúria diária e permanente contra a identidade do sujeito, cada qual dá o seu jeito para conservar no bolso 500.000 mil reais.
 
De que é feita a vida senão de escolhas? Muitas vezes, é feita de imposições. Eu tenho por Adriane um sentimento de admiração, que me veio da época em que ela optou por seguir um homem, com a devoção de um cão.  Assumo o direito de admirá-la por estar a serviço de um grande amor. Já por Silvio Santos,  sinto nada. Que nem colega de trabalho dele sou. Sou apenas uma expectadora   maravilhada com tanto poder.  Sou a favelada admirando o baú que lhe foi entregue na mão, por Manoel da Nóbrega. Sou a brega que observa o brilho do verniz na unha, e não acha nada chic. Sou a historiadora que faz de um perfil, o objeto de uma pesquisa. E o resultado é este: O Brasil tem que se perdoar muito, Silvio Santos precisa nos fazer chorar mais, e Deus há de nos ajudar, nas tardes de domigo, a discernir o ruim, separar o bom, e  escolher o melhor.  

 Longe da televisão.
 

* IMAGEM PESQUISADA NA FOLHA UOL.