A primeira vez ...

“Vivo neste mundo terreno, onde fazer o mal é quase sempre coisa louvável, e fazer o bem, tido, às vezes, como perigosa tolice”

[W.Shakespeare]

"Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar"

[Bertold Brecht]

Antes de dizer do que e de quem é a primeira vez, quero dizer que hoje aqui foi feriado estadual. Nesta data comemora-se 191 anos da emancipação política de Alagoas, e na capital houve desfile cívico das escolas e ato pela paz . Para a maioria, que nem sabe se é feriado ou dia santo, foi mesmo um lindo dia de praia.

Para a Colônia de Pescadores de Porto de Pedras (94 km de Maceió), foi também um dia especial. Pescadores, marisqueiras, estudantes/cursistas do Projeto Escola de Fábrica Iniciação Profissional em Pesca Artesanal, convidaram a população para um ato público do movimento ELEIÇÕES LIMPAS.

Duas técnicas do TRE fizeram uma excelente palestra sobre eleições, com ótima participação dos cursistas e convidados, questionando situações, tirando as dúvidas, afirmando a democracia, visto que muitos votarão pela primeira vez.

Ao término da palestra, saímos da Colônia em passeata e, para quase todos os caminhantes, era também a primeira vez . De inicio, vi muitos rostos sem graça, achando que estavam “pagando mico”. Faixas, cartazes, carro de som, palavras de ordem são, de fato, novidades na vida de quase todos daquela cidade de aproximadamente 10.000 habitantes.

Mas vi mais que gente encabulada. Vi vergonha na cara. Vi indignação pelas denuncias de compra e venda do voto. Vi a esperança por dias melhores estampada no rosto de cada um e cada uma. Vi também o quanto ainda temos que lutar por justiça social nesse país.

Vi e ouvi muita coisa e não pude evitar de pensar na minha primeira vez em um Ato Público. Era o ano de 1980 e lutávamos pela utilização do passe estudantil também aos domingos. A ditadura ainda dava as cartas no país e não era nada fácil qualquer ação dessa natureza. Além de todo aparato para se realizar um ato público, tínhamos como companhia a tropa de choque, treinada para dispersar multidões com gás lacrimogêneo e cassetetes nada democráticos.

Fiz uma viagem no tempo, enquanto andava pelas ruas da simpática cidade, que mesmo dona de um litoral bonito como poucos é a SEGUNDA cidade alagoana de mais baixo IDH, razão de sobra para que sua população se mobilize para garantir uma eleição com lisura, afirmando que VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA.

Ao final da caminhada, agradeci a cada um e a cada uma pelo empenho, pela contribuição e lição de cidadania que todos deram. Parabenizei-os pela organização na confecção de cartazes, no improviso do teatro de rua, na apresentação do Hip Hop e na condução da caminhada . E não só aos cursistas, mas a juventude de Porto de Pedras que abraçou a idéia, e foi parceira na realização de todas as atividades do dia de hoje. Falei da minha alegria e do meu orgulho em estar com eles nesse momento e de como compartilhava da responsabilidade de construir o futuro, num mundo melhor para todos.

Voltei à tardinha e enfrentei um engarrafamento gigantesco de fim de feriado. Relaxei, olhando o mar . Nem lembrei do cansaço, pois

a alegria de mais uma tarefa cumprida supera qualquer chateação.