MANIFESTO DOS PALHAÇOS

Somos palhaços de profissão, arrancamos alegria e riso de todos os corações, inclusive dos mais endurecidos. Crianças e velhos, jovens e adultos, ricos e pobres, todas as raças, nações e lugares nos conhecem, riem conosco e nos aplaudem. A cara pintada e o nariz vermelho são nossas marcas; Ambos denunciam os desmandos públicos, no picadeiro ou fora dele, até aqui estamos juntos, mas eis que imediatamente a corrupção vira "palhaçada"; Diz-se das manobras criminosas: "Isso é um circo!" autoridades duvidosas são chamadas de "palhaços"; Vocês sabem o que é uma palhaçada? Não? Então retornem ao circo e vejam que ela não é escândalo público, que não é corrupção, roubo muito menos. As comparações e metáforas nos associam às causas impopulares, não existe no mundo personagem tão popular e querida como nós! Hoje, dia Nacional do Palhaço exigimos: Basta! Continuem protestando porque isso se faz necessário, mas não usem nosso personagem e nossos narizes em vão. Nossa profissão é criar a alegria e não a corrupção; É alimentar a vida e a igualdade de todos e não o roubo de poucos.

O AUTOR MÁRIO FERNANDO BOLOGNESI, NATURAL DE SALTO/SP ATUALMENTE RESIDINDO EM SÃO PAULO, PROFESSOR E DOUTOR EM ARTE CIRCENCE ESPECIALMENTE NA ARTE DOS PALHAÇOS. É VICE DIRETOR DA UNESP.

NO DIA 10 DE DEZEMBRO É COMEMORADO O DIA DOS PALHAÇOS

MARIO FERNANDO BOLOGNESI
Enviado por ANDRADE JORGE em 17/09/2008
Reeditado em 03/07/2016
Código do texto: T1182295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.