O homem que fazia piquetes

-Bom Dia Senhor!

-Bom Dia

-Então, ao verificar seu currículo, não vi nenhum curso de graduação universitário completo, ou técnico, ou seja nenhuma qualificação.

Porém justifica ter um conhecimento que seria indispensável em minha empresa...

-Sim, fazer piquetes!

(interrompe o entrevistado.)

-Fazer piquetes? Não seria..

Não, não, me deixe discursar!

(Interrompe novamente, mesmo com a desaprovação nos olhos cerrados do empregador, em seu Armani tanto quanto desconfortante para quem pediu dinheiro para o ônibus.)

-Prossiga, então.

(Emite, o empregador, pensando o mais alto o que podia algo como "Puta que me Pariu! Cada hora me aparece um retardado diferente!)

-Sim, o que venho lhe mostrar é que há históricamente uma construção no pensamento social, que o piquete é uma ferramenta de comunistas, ou de revoltados em geral.

-E não é?

(Replica, com a razão que só os chefes têm.)

-Não! Digo isto porque já há tempos faço piquetes empresariais, pensando no sucesso da empresa, porém já fui um revoltado que atravanca progressos, e de certa forma aprendi assim.

(Neste momento há uma pausa, causada pelo riso escondido nos cantos da boca do empregador, que ao invés de desconcertar o candidato só o fez tomar mais folêgo em seu discuros, coisa da juventude, diria um observador.)

-O senhor já pensou em fazer um piquete?

(Perguntou entusiasmado, como quem tira o Às da manga.)

-Não! francamente senhor! podia ser breve?

-Viu! Nunca passou em sua mente o poder dos fatos políticos, e se os relatórios a que tanto dependes, começassem a atrasar, o que faria?

-Despediria um dos homens para usar como exemplo, estamos mesmo tendo essa conversa?

-Não faças isso! E se simplesmente fechasse o prédio, alegando que as demandas de relatório não estão sendo respeitadas?

-Ninguém me levaria a sério, por favor senhor, preciso me retirar tenho uma empresa para dirigir!

-Acalma-se, e se ao acaso ALGUÉM fizesse o tal do piquete por você?

-Um dos trabalhadores?

(Pergunta, como quem começa a se interessar pelo assunto)

-Isso, ao mesmo tempo, os boicotados teriam sede de cumprir seus horários, e o chefe intolerante não perdoaria aos que deixaram de trabalhar, mesmo que impedidos por eles mesmos! Consegue enxergar os lucros?

-E você entraria ai! É de uma sutileza genial!

-Obrigado, ainda tenho umas coisas para explicar, mais a idéia é essa.

-Sim, sim, porém com que cargo você ficaria? qual função na carteira de trabalho?

-Carteira de trabalho, isso é para os lacaios do Banco Mundial, sou trabalhador informal!

(Retruca incrívelmente ofendido, como se fosse o mais honrado dos estudantes marxistas.)

-Hã? Tudo bem, me perdoe senhor! E quanto aos ganhos?

-Me dê a participação nos lucros!

-Sim, sim! Um charuto para comemorar?

-Cubano, por favor.