Deus é soberano?

Claro que Deus é soberano, quem seria louco para dizer o contrário. Deus é o Todo-Poderoso e só quem é todo-poderoso pode ser soberano. Acho que para fazermos um debate interessante a pergunta deve ser mudada para: Deus age soberanamente na Terra? Arrumada a questão vamos conversar, vejamos; se a resposta for sim, então todos os movimentos que fazemos estão no domínio e na vontade de Deus, então poderemos dizer que tudo o que acontece é debaixo da orientação de Deus e nada sai do seu controle. Nesse caso cabem algumas perguntas:

• Quando nós pecamos, é da vontade de Deus?

• Quando uma tragédia ou uma injustiça acontece no mundo é da vontade de Deus?

Ora, se nada sai do Seu controle, então, por esse ponto de vista, conclui-se que todo o bem e todo o mal que ocorre é comandado por Deus. Eu, particularmente não concordo com tal assertiva. Atribuir a Deus as injustiças e perversidades desse mundo seria enxertar crueldade ao caráter de Deus. Não posso aceitar que seja assim.

Acredito que Deus NÃO AGE soberanamente na Terra. Embora Ele seja soberano, Ele resolveu, soberanamente, não assumir o controle de tudo o que acontece para nos fazer seres livres e responsáveis por nossos atos. Então, porque abriu mão da sua soberania a vontade dEle não é obedecida plenamente pelos homens. Na verdade o que menos ocorre nesse planeta é a vontade de Deus. As injustiças, os males, crimes hediondos e coisas do tipo são conseqüências de não obedecermos a Sua boa, perfeita e agradável vontade para nossas vidas.

Deus é soberano no céu, ali tudo hoje é feito segundo a sua vontade, mas na Terra não é assim, por isso Jesus nos ensinou a orar pedindo que a vontade de Deus fosse feita na Terra assim como é feita nos céu.

Encerro perguntando; Deus é soberano na sua vida? Deus age soberanamente na sua vida? Tudo o que você faz é da vontade de Deus? Por que será que você peca?