SER PROFISSIONAL

Ser um bom profissional é mais abrangente do que se imagina, e exige grande controle daquele que o almeja ser. Não é apenas executar uma tarefa. É compreender as minuncias do relacionamento; ter a convicção real de que respeito é fundamental, e também, uma obrigação mútua, independente da hierarquia. O ser humano necessidade da sua dignidade reconhecida, e o mesmo deve acontecer, o auto-respeito. Então, partindo dessa premissa, não prejulgue a competência de uma pessoa pelo temperamento que apresentam pois, nem todos os 'carrancudos' e severos são capazes e eficazes, assim como nem todos os brincalhões são desinformados ou incompetentes. Não é uma análise que caiba aos verdadeiros e realmente profissionais sérios. Este preza, como disse antes, na conduta de respeito mútuo. Estes devem executar suas funções eticamente da melhor forma possível e cabível dentro de sua competência, compreender todos os procedimentos dentro de uma hierarquia, pois mesmo sendo um inovador, deve perceber o momento adequado para agir de forma clara e correta, desempenhando seus atributos.

Perder tempo em mexericos e difamações para 'progredir' dentro de uma empresa em nada o beneficia, mas sim, denigre sua imagem, porque cedo ou tarde, vem a tona sua conduta. Não há sustentação para este tipo de comportamento.

Procuremos não julgar, mas compreender e harmonizar primeiramente nossa própria personalidade e comportamento pessoal e profissional. Isto já é um bom começo desenvolver e praticar a educação, e o bom humor sem excessos.

O bom profissional não é arrogante ou prepotente, pois tem a humildade da segurança de saber e reconhecer-se talentoso e bom profissional. Não está aí para provar através de humilhações de seus subordinados ou parceiros de profissão, ou ainda, de exibicionismo como os falastrões exaltando suas virtudes exageradamente; ele é discreto nesse quesito; não 'joga conversa fora' inutilmente, mas sim, prova através de suas ações todo o seu potencial.

Quem perde tempo em cochichos e 'panelinhas', o faz por falta do que fazer ou falta de saber o quê e como fazer.

Mônicka Christi
Enviado por Mônicka Christi em 18/09/2008
Código do texto: T1184983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.