A ternura dos 20…

20 Anos passaram… Quem diria? Tanto tempo resumido a umas horas de histórias…poucas!

Lembranças antigas? Poucas… Recentes? Algumas…

Do pouco que me lembro da minha infância, o que mais me marcou foram momentos passados com o meu pai… Aqueles momentos em que ele me sentava no seu colo e fingia ser meu namorado…eu corava e fugia… não sei porque razão, mas sentia muita vergonha dele! Mas de todos os momentos, o melhor era quando ele, comigo sentada no seu colo, me cantava uma música infantil muito conhecida em Portugal (a minha ignorância é tão grande que não sei se ela é conhecida noutros países), que é assim:

“Tenho uma boneca assim, assim,

Veio de Paris p’ra mim, p’ra mim,

Ela diz papá, mamã também,

Ela fecha os olhos e nana bem.”

Na altura, apercebiam-me que a boneca se referia a mim, e ficava toda contente por ele me chamar tal coisa… Agora apercebo-me do verdadeiro sentido da música… o que a música significa para mim é que a boneca era especial e só dele… Lembranças de aqueles dias tão inocentes…

É das únicas e melhores recordações que tenho! Outras coisas que sei sobre a minha infância são recordações através da palavra de outras pessoas, não tenho uma visualização do momento em concreto! Outras recordações não tão antigas, pertencem a uma idade mais adulta em que os amigos significam tudo e a família pouco valor tem… Aquelas idades que só nos fazem cometer loucuras e disparates… Mas a sensação de liberdade compensa… Sentimos necessidade de experimentar tudo na vida (foi assim que comecei a fumar!), pensar aquilo que quiser e ir onde me apetece…Idades rebeldes que hoje me fazem sentir a falta da minha ex-melhor amiga! Por fim, as recordações mais recentes… o arrependimento, a maturidade, o balanço das emoções, a necessidade de paz…. Cresci muito neste último ano, graças a pessoas espantosas que conheci! ganhei muita maturidade, maturidade essa, que estava a tardar muito a vir! Mas, ao mesmo tempo que olho para trás, e me lembro daquilo que não me lembro, sinto-me assustada por estar a crescer tanto e tão de repente, por vezes gostava de volta a sentir-me criança… Mas… é a ternura dos 20 anos!!!