DESAFIO: Corrupção.... Existe ou é invenção?

 

Mais um desafio. Desta vez, envolvendo seis cronistas do Recanto e a missão espinhenta de tentar fazer você achar graça em um assunto que, normalmente, nos embrulha o estômago: "corrupção".

 

Não é competição, não queremos seus votos, portanto, nem adianta tentar vendê-los para nós. Ha, ha, ha! O objetivo é divertir, primeiro a nós que rimos muito ao escrevê-los, depois a vocês de quem esperamos conseguir sonoras gargalhadas. O meu texto está aí abaixo.

 

Resolvi aceitar o desafio e agora estou em apuros. Que faço no meio dessas feras? Pensei até em pedir para elas escreverem o meu texto, eu assinaria e não pensem que seria um ato corrupto, no máximo uma troca de gentilezas. Pensei melhor e achei que não ficaria bem.

 

E agora estou aqui, mais perdida que cego em tiroteio, perdida em mil pensamentos que esnobam minha capacidade de traduzi-los e sem saber se grito por socorro ou finjo que esqueci e vou dar uma olhadinha na escrivaninha das meninas e dou uma “coladinha” nos textos delas.

 

O pior é que está difícil “parir” o danado do texto, o prazo está quase expirando e eu não consigo produzir nada criativo, aceitável. Ah se o Bussunda baixasse em mim... Aquele sim sabia fazer piada de tudo. Será que do lado de lá eles aceitam suborno? Onde eu estava com a cabeça quando aceitei este desafio? Eu não sei nada sobre corrupção, não conheço corruptos e nunca corrompi ninguém.

 

Já ouvi falar de pessoas que “trocam favores”, recebem presentes para fazer algumas gentilezas, guardam lugares em filas por algum trocado, arranjam empregos em troca de votos, votam em troca de saco de cimento, dentaduras, casas, promessas de emprego, tijolos, mas isso não é corrupção, sempre ouço justificativas do tipo “se eu não fizer outro faz em meu lugar” e como a vida é para os mais espertos...

 

Há também aqueles casos onde os políticos misturam o dinheiro público com o seu, os bens particulares com os familiares, mas isso é, no máximo, um pouco de confusão, eles não fazem por mal. São todos bem intencionados. Geralmente eles se doam tanto que chegam a usar seu rico dinheirinho para ajudar o povo, depois repõe com um “pouquinho de juro”, ai ficam falando que os coitados roubam.

 

E a imprensa? Essa está acima de qualquer suspeita. Sempre divulgando o que o povo quer e precisa saber. Algumas vezes, raramente, deixam de divulgar notícias que possam comprometer seus interesses, em época de eleição as notícias são editadas com toda responsabilidade, nada de parecer que há interesse em prejudicar ou beneficiar alguém. Mas sempre há um que é mais simpático, outro mais antipático, mas que culpa tem a imprensa disso?

 

Meninas eu me esforcei, mas não consegui encontrar a danada da corrupção em canto nenhum. Como já fui professora fiquei pensando nas histórias que escutava sobre alguns colegas que recebiam presentes, mas isso não significava que seus alunos pouco esforçados passavam apenas por isso, pode ou não haver coincidências?

 

Bem eu tentei! Mas desisto. Não sei fazer humor de coisas inexistentes. Da próxima vez quero participar da escolha do tema. Onde já se viu querer falar de corrupção em um país como o nosso? Onde vocês estavam com a cabeça? Talvez no mesmo lugar em que eu estava com a minha quando aceitei participar. Quem sabe se eu oferecesse um final de semana a todas vocês com direito a acompanhante aqui no Hotel Thermas esse texto não saísse???

 

Moças, não sei se consegui atingir o objetivo do grupo... Perdoe-me pela brincadeira final, eu adorei participar... Mas que foi difícil foi, e muito! Estou indo postar, tomara que eu não precise oferecer “presentes” aos funcionários do meu provedor, porque hoje a internet passou o dia fugindo de mim.

 

Mossoró 22h 30min.

 

Aqui está o endereço dos demais textos...

 

Malu

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=18977&categoria=B

 

Maria Olímpia Alves de Melo

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=27042&categoria=B

 

Maria Paula Alvim

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=31232&categoria=B

 

Nena Medeiros

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=35493&categoria=B

 

Zélia Maria Freire

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=39004&categoria=B

 

Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 19/09/2008
Reeditado em 19/09/2008
Código do texto: T1186943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.