******** HOJE ***********
Dia Mundial de ser Feliz!


Depois de passar uns dias meio down, meio desolada, meio esquisita, meio preocupada, meio isto, meio aquilo, resolvi  hoje não ser mais pela metade. Amanheci, e disse a mim mesma: hoje eu serei inteira e serei feliz!

Mas, será que pra ser feliz, basta desejar?
Resposta: sim, amigos, tudo depende de nossa vontade.
Mas, o que fazer com aquela conta a pagar, com o cartão de crédito que estourou, com o mês que anda mais devagar do que o salário? O que fazer com aquele amigo que te esnobou, com o amor que te deixou,  com o governo que te ludibriou, com a faxineira que faltou?

O que fazer com aquela nova ruga que se instalou, com o cabelo branco que se rebelou, com o dente que quebrou, com o abdome que inchou?

Bem, é claro que nada no mundo é perfeito. Mas, podemos ser felizes mesmo assim? Sim, podemos, basta fazer como aquele professor que ensinava poesia à alunos numa rígida escola inglesa no filme Sociedade dos Poetas Mortos.  Subamos num banco para enxergar a vida sob outro ângulo. Essa metáfora pode-nos ser de grande utilidade. Olhando de cima, de outro prisma, você pode enxergar coisas que antes não via. E é de cima ou de longe que se enxerga melhor uma montanha.

A realidade existe em três instâncias: o real que existe e ninguém conhece exatamente, citado filosoficamente como Das Ding ou a Coisa; a realidade de grupo, ou seja, um emaranhado de circunstancias provocados e resultantes do inter-relacionamento entre as pessoas, e a realidade interna e subjetiva de cada um. Esta, sendo subjetiva, pode ser criada e recriada a todo instante.  Eu percebo o mundo e as coisas de acordo com meu estado de espírito  Nunca perceberemos as coisas do mesmo modo que outra pessoa. Nosso sistema de percepção é singular e exclusivo e portanto, criativo.

Viver é quase uma magia. Sim, se pensarmos que nunca responderemos às três questões fundamentais da humanidade - quem sou? de onde vim? para onde vou? – então só nos resta aceitar e conviver com esse grande mistério que é a vida.  O que fazer com esse breve tempo que dispomos aqui na Terra, nessa forma de existência, e com a consciência que temos? Tentar ser feliz – existe alguma resposta melhor? – apesar da angustia fundamental que nos aciona o tempo todo.  E como ser feliz apesar de nossa própria incerteza neste caminhar da vida?

 

Bem,  essa é uma questão muito pessoal e singular de cada um.  A felicidade é um estado de bem estar e plenitude de um momento. Para cada pessoa este estado emerge com determinadas coisas ou situações que ela valoriza. Umas valorizam o amor, outros o poder e a riqueza, outras, um por de sol, algumas ainda um pedaço de pão. Cada momento ou circunstancia de vida, temos momentos de felicidade com algo que vem num momento exato para se encaixar exatamente àquele buraco, ou vazio da nossa carência emocional.

 

A felicidade é muito subjetiva e vai depender  do gosto do demandante. Mas há de se ter cuidado, pois a felicidade não está lá fora e sim dentro de cada um, como um pássaro azul que repousa no coração. Há pessoas que passam a vida correndo atrás de uma felicidade idealizada, e fora delas mesmo. Essas pessoas esperam encontrar alguém ou alguma coisa que, magicamente, as façam felizes e se frustram sempre, pois não percebem que a felicidade está dentro delas mesmo, em sua capacidade para criar momentos felizes. E mais,

as pessoas, coisas e situações que formam sua vida são todas resultadas de suas escolhas.

 

 Diz sabiamente um pensamento budista que tudo o que você tem, tudo o que você faz, tudo aquilo em que você mesmo se transforma, é o resultado de suas escolhas e que você tem o poder de decidir a direção de sua vida. A vida é magicamente isto, este momento onde você pode fazer escolhas, que segundo a física quântica, as possibilidades são inúmeras.  Basta um gesto seu, que seu destino será traçado a todo instante. Você pode escolher superar os obstáculos. Você pode escolher seguir seu sonho. Você pode escolher ser feliz. E essas decisões determinarão seu futuro.

 

Mas aí, alguns de vocês dirão com alguma razão: eu não escolhi ser pobre, ser atropelado ou passar fome! É verdade, ninguém, em sã consciência, escolheria tais coisas.  A gente já nasce com algumas situações predeterminadas sem que tenhamos escolhido. Ou certas coisas acontecem no rumo de nossas vidas sem que tenhamos desejado.  Não obstante, todos nós nascemos com algo a mais que nos diferencia de outros animais: nossa consciência e capacidade de transformar a realidade em algo melhor.  O ser humano é opus. Ele sai da natureza e a transforma. Sim, podemos transformar o muito ruim em algo melhor, usando nosso pensamento e criatividade. Saindo da mesmice e acreditando em nosso potencial interno de evoluir, de se melhorar cada vez mais.

 

Hoje, eu acreditei que podia melhorar meu estado de ânimo e ser feliz. Acordei e fui imediatamente à janela de meu quarto. O sol iluminou meu rosto e minha alma. Apurei os ouvidos e escutei o canto dos pássaros.  Ué? Aquela árvore na pracinha já floriu? Minha nuvem negra dos dias anteriores não havia permitido enxergar tal beleza. Agradeci à imensidão do cosmo por estar viva e com saúde. Cantarolei. Ei! E aquela música que eu adoro? Por que não escutá-la já? Coloquei meu CD favorito, fui à cozinha e fiz um saboroso café da manhã. Magicamente enchi-me de energia vital e fui encontrar, sedenta de saudades e desejo, o melhor lugar do mundo para ser feliz: o mar.  Caminhei na areia morna, senti a brisa da manhã em meu corpo, o sol me  acariciando a pele amorosamente com seus raios de luz, as ondas  cantando ritmada aquela canção de ninar, o verde límpido das águas marinhas molhando meus pés.

 

Voltei para casa depois de uma longa e inebriante caminhada e fui abraçar minha filha. Há quanto tempo eu não fazia isto? Convidei-a para almoçarmos juntas. Comemos, ao som de um piano, bebemos, trocamos idéias, intimidades, contamos piadas , rimos muito e segredamos uma para a outra como éramos tão especiais. Te amo mãe! Te amo, filha! E fomos juntas tomar sorvete: “duas bolas, por favor!”. 

Agora, caros leitores, estou aqui fazendo algo que adoro: escrever. Mas tenho planos para daqui  a pouco. Uma amiga me ligou e me disse: Querida , que tal sairmos e farrearmos hoje a noite? Rssss...Claro. Por que não? Vamos ser felizes!!!


POIS É HOJE O DIA MUNDIAL DE SER FELIZ.

 

Que vocês estão fazendo aí parados? Corram, vão ser felizes. O dia é HOJE!!!