PICARETAGEM E DEMANDA.
ANA MARIA RIBAS BERNARDELLI

Hoje é domingo, o dia em que Jesus entrou, triunfalmente, em Jerusalém. Os reis adentravam Jerusalém montados em cavalos, após as vitórias nas guerras, e Jesus escolheu montar um jumentinho, porque Jesus era do contra. Ele desbancava, pacificamente, qualquer exaltação humana, algumas vezes, sem  necessidade de proferir uma única palavra. Apenas com um quadro.
 
 Jesus montava um cenário e aquele cenário falava. O cenário que Jesus montou, ao subir num burrico baixinho, quase arrastando as pernas na estrada de terra batida, dizia o seguinte: “ olhem bem para mim, vós todos que pensais poder associar a mim, as vossas BMWs e as vossas casas luxuosas em Campos do Jordão, lá no Brasil de um dia.”
 
Essa minha fixação por jumentinhos nesta semana, não é de caráter obsessivo, saibam todos.  Mas é que fiquei pensando – que pensar é matéria de que gosto muito – fiquei pensando, em como hoje, aqueles que fazem a obra de Deus, estão ficando cada vez mais abusados.
 
 Também fiquei pensando,  em como aqueles que recebem a obra de Deus, das mãos dos tais que fazem a obra de Deus, estão ficando cada vez mais emburrecidos e manobrados.
 
A extrema necessidade humana faz de nós seres carentes de uma Palavra de Deus. Mas essa Palavra está tão disponível. E ela é clara o suficiente para que não sejamos enganados pelos falsos profetas que circulam por aí, com a mesma velocidade com que enriquecem por aí. E aqui não falo apenas da riqueza de indivíduos, falo também da riqueza de um sistema religioso que remonta aos tempos de Constantino, imperador de Roma. Enfim, junte tudo num mesmo saco, e pense: que gatos são esses que miam  juntos e fazem, candidamente, rom-rom-rom regidos pelo maestro do inferno?  
 
Meus queridos: Jesus disse que o Filho do Homem não tinha aonde reclinar a cabeça. O Filho do Homem é um dos títulos de Jesus. Como Filho de Deus, ele tinha tudo no céu, mas como Filho do Homem, ele não tinha nada na terra. Não posso dizer: Ele não acumulou nada na terra, porque se eu usasse a palavra “acumular” daria a idéia de que alguma coisa Ele já possuía, que juntada a outra coisa, seria então a coisa acumulada. Pois Jesus não teve nem a coisa, nem o acúmulo da coisa.
 
Entretanto, também está escrito na Palavra de Deus: “digno é o obreiro do seu salário” e “não atarás a boca ao boi que debulha.” Jesus não pretendeu que os seus representantes aqui na terra, vivessem em extrema necessidade, porque Ele sabia que, nenhum de nós, teríamos a envergadura moral necessária para atravessar a existência, sem um travesseiro para dormir.  
 
Por causa disso, ele enfatizou o equilíbrio: os trabalhadores da messe são comparados a assalariados e a bois. Os assalariados vivem do seu salário e o boi vive do milho.
 
 Entre BMWs, mansões em Campos do Jordão, salário e milho, podemos encontrar um meio termo, já que os tempos, hoje, são outros. Um obreiro deve viver com dignidade e com a honra devida àquele que deixa tudo de lado, para gastar-se na obra de Deus. Pode ter conforto e pode ter uma vida próspera. Mas não nababesca.
 
 A qualquer tempo, não se justificará jamais enriquecer à custa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje tem-se estampado o produto obtido pela venda do Evangelho em revistas de grande circulação nacional. Como se isso fosse apenas normal. Exibe-se heliportos, piscinas aquecidas, suites em número suficiente para abrigar multidões, e granitos em quantidade tal que daria para revestir todos os túmulos que guardam os restos mortais da indigência do mundo.
 
Os ricos deste país, que herdaram dos pais e avós suas fortunas, ou que trabalharam convencionalmente para obtê-las, não exibem os seus tesouros. Mas esses tais, como novos ricos, afrontam a nossa dignidade e jogam na lama o nome de Cristo quando, sem pejo, nem pudor, o associam a esse ganho espiritualmente ilícito: compre Jesus e leve para casa a solução para a sua conta bancária.  
 
O modelo capitalista de oferecer Jesus às multidões, mais parece se equivaler a um leilão eletrônico. Os meios de comunicação oferecem a coisa a ser leiloada, e o interessado parte para lá, ou envia uma oferta via WEB,  disposto a pagar o preço para arrematar o bem. 
 
Efésios 1:3 diz assim: “ Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo , que nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” Mas o que se oferece nesses lugares, é “toda sorte de bênçãos materiais nas regiões terrestres, em...”
 
 Cada um complete com a instituição que escolher. 
 
Reduzem-se as bênçãos espirituais, que alcançam a eternidade, às bênçãos materiais que morrem com a terceira idade. E tem gente que compra e gosta. Mas esses que compram e gostam, precisam saber que isso não está associado às promessas de Deus, para a igreja do Senhor Jesus.
 
 O Antigo Testamento promete bênçãos terrenas ao povo judeu, numa referência à nova terra que será governada pelo povo judeu. Mas aos gentios, que formariam a Igreja do Senhor, essa Igreja que hoje somos nós, é-nos prometido que o “servo não seria maior do que o seu Senhor” e que a posse das bênçãos celestiais serão nas regiões celestiais – em Cristo.
 
O negócio que Deus tem conosco é “em Cristo”. Fora de Cristo, Deus não tem nada a tratar conosco.
 
 Há um cheiro forte de picaretagem no ar.  Mas para que uma picaretagem possa prosperar, tem que haver uma boa demanda. E vós todos, que em multidão demandais em busca de tesouros, que a traça e a ferrugem consomem, são os verdadeiros responsáveis por essa onda de enriquecimento espiritualmente ilícito que varre a terra.
 
A terra precisa ser varrida de tudo que associe o nome de Cristo a ouro e prata, a pompas e circunstâncias, a cromados e carmins. Olhem para a Igreja Primitiva que está descrita em Atos dos Apóstolos, e que cobre um período de mais ou menos 30 anos, depois da ressurreição de Cristo. Ali está a Igreja mais próxima do coração de Deus. A Igreja do coração de Deus é totalmente Cristo. Tudo o que foi acrescentado, além de Cristo, não é a Igreja.
 
E sabendo disso –  você já sabe- o que se poderá fazer com isso?   A resposta começa na Bíblia: “ errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.” Comece conhecendo as Escrituras e em seguida, como resultado do conhecimento das escrituras, lhe será também desvendado o poder de Deus.
 
 A resposta começa aí. Como termina, Deus vai dirigir cada um, segundo o seu propósito para com a vida de cada um.
 
Quem tem o conhecimento das Escrituras, e tem o poder de Deus, bem pode ter em sua casa, uma igreja reunida, nos moldes primitivos, como Priscila e Áquila tiveram em Corinto, enquanto faziam tendas para sobreviver. Isso é a Igreja: a reunião dos chamados para fora do mundo, edificados conjuntamente como o Corpo, tendo como Cabeça, o próprio Cristo. E se isso lhe parecer complicado demais, pelo menos escolha congregar em um lugar aonde “importa que Cristo cresça e o homem diminua.”
 
Faça o “teste dos nove fora”: Fora com tudo que fôr prata, ouro, carmim e pompa, fora com tudo o que fôr exclusividade de um grupo de nicolaítas, fora com tudo que se constitua em uma organização. Uma organização se move em função de um organograma, uma pirâmide organizacional, onde as ordens são baixadas do topo da pirâmide para a base, e os que estão na base são uma assistência muda, sem a oportunidade de expressar o Cristo que nEles habita.
 
Isso é cristianismo? Não! Cristianismo é um organismo com uma vida: a vida de Cristo, distribuida dentro de cada um dos membros do seu corpo, os quais funcionam em harmonia, desempenhando o dom que Deus lhes deu, em favor da edificação do seu Corpo, que é a Igreja.
 
Você tem um dom, ainda que não saiba disso. A Bíblia diz que, a cada um de nós foi dado um dom. Você está exercendo o seu dom, o seu talento, ou está esperando chegar diante de Deus e ser repreeendido como o servo infiel que escondeu o seu talento? Se no lugar em que você congrega, não lhe dão espaço para o uso do seu talento, se no lugar em que você congrega, só lhe ensinam a arte da mendicância, saiba que há mais da parte de Deus, para você. E se você não buscar essa parte, será considerado servo infiel.
 
“Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.”
 
Hoje é domingo e domingo não pede cachimbo, não pede churrasco, não pede lasanha, pede comunhão com Deus. Não por ser um dia pré estabelecido para isso, mas porque hoje você tem tempo para meditar nisso.
 
Que Deus abençoe a todos com espírito de sabedoria e revelação.