Já Dormi Com Dois Homens

" Amar se aprende amando" ( Carlos D. de Andrade )

De ontem para hoje, dormi com dois homens na minha cama. Senti-me protegida, embriagada pela maneira de ser, de cada um deles. Levei tempo para conciliar o sono, porque ambos fizeram com que a minha noite fosse bastante extravagante, inebriante...

Um deles, estreitamente ligado aos acontecimentos que o circundam, fez-me amá-lo ainda mais. Ele contribuiu para que eu , mais uma vez refletisse sobre a política, a família, a sociedade, a educação e aos hábitos adquiridos que , de maneira subliminar , incorporam-nos , mesmo, sem pedir licença. Estaria , eu, certa ? Estaria eu extrapolando ? Lúcido e sincero e, por isso mesmo inquietante e ao mesmo tempo inconveniente.

O outro, bem diferente mas não menos cativante e inquietador. Na verdade, um homem bastante individualista e com um medo mórbido de corromper a sua liberdade , a sua maneira de ser.

Percebi no entanto que ele dedicava grande inveja às pessoas que se comprometem e participam dos acontecimentos que não lhes dizem respeito, mas que envolvem um mundo que nem sempre lhes parecera familiar. Continuei a pensar, calada , até que ele confessou que já havia notado que a sua individualidade ou seja o fascínio pelo individual, deixara sua vida plana, rasa e sem horizonte.

Esses dois homens que ficaram ao meu lado a noite toda, fizeram-me relembrar que a filosofia exercita a nossa capacidade básica de pensar e que ela também nos leva a questionamentos intrigantes. Naquele momento , me satisfaziam. Digo, agora, sem nenhuma culpa ,os nomes deles : Jean Paul Sartre e Mathieu . O autor e o personagem principal de "A Idade da Razão" , respectivamente.

Reli essa maravilhosa obra de Sartre, o existencialista . Fiz ,obviamente, uma leitura dinâmica. Como vê , caro leitor, dormi muito bem acompanhada. Acordei com o livro aberto, na última página, e do lado direito da minha cama.