SÓ EM CRISTO HÁ BONDADE

Não há bondade fora de Jesus. Se uma pessoa é boa, o é porque o Espírito Santo de Jesus atua nela, mesmo antes que ela conheça a Cristo. Prova disto é que quando essa pessoa conhecer a Jesus, logo O reconhecerá e passará a afinar-se ainda mais com Ele. Todavia, se alguém diz que não conhece, não quer conhecer e não aceita a Jesus, suas obras podem parecer boas, mas o tempo e os resultados mostrarão se são realmente boas.

Em regra, essas são as obras de quem é bom aos seus próprios olhos, sem conhecer e obedecer a Jesus: não cometer crimes previstos em lei, enquanto vigiado, muitas vezes; pagar corretamente suas dívidas e impostos, recompensar de acordo com as regras a quem merece e tratar algumas pessoas com cordialidade, fazendo até alguma caridade. Geralmente essas pessoas consideram-se merecedoras de aplausos, gratidão, respeito, recompensa e reconhecimento. Ou, no mínimo, orgulham-se do que fazem, gloriando-se de serem bons.

Só que isto não é ser bom. Ser bom é, como disse Jesus: dar ao que não merece, tirar de si para o necessitado, apiedar-se dos pecadores e injustos, preocupar-se com os vizinhos bons e maus, recompensar a mais aos que merecem, fazer o bem a quem nos faz o mal, sem louvar-se por isto, tampouco se julgar bom aos seus próprios olhos.

E só Jesus ensinou-nos isto e Ele mesmo deu o exemplo.

Wilson do Amaral