Crônicas de Educação Sexual... OS TESTÍCULOS.

TESTÍCULOS

Muitas vezes nós meninos nos sentimos estranhos, ou temos algo grande, caído, ou muito justo situado abaixo do pênis, um algo todo enrugado, com uma costura central... Esse é o saco escrotal, o escroto, onde estão os testículos, que são duas glândulas ovais que fabricam os espermatozóides necessários à fecundação e hormônios que se lançam no sangue, eles ficam alojados numa bolsa de dois compartimentos.

Geralmente flácido e murcho, o escroto se encolhe e pregueia sob o efeito do frio.

Sobre o testículo acha-se o epidídimo, que se assemelha a cimeira de um capacete. É formado pela reunião de minúsculos canais que provêm o testículo. Esses se reúnem num canal dobrado em sanfona, que leva os espermatozóides ao canal deferente.

Mal protegidos contra golpes. Os testículos são sensíveis. Muitos esportes teriam a necessidade de se usar protetores genitais para evitar pancadas diretas, principalmente aos testículos, qual menino em qualquer idade alguma vez não apanhou um golpe, de bola, chute ou andando de bicicleta?!

Podem, também, ser a sede de muitas doenças e, em caso de dor, é preciso consultar um médico. Deve-se, consultar o médico se, por exemplo, numa criança, os testículos não descerem normalmente para as bolsas ou escroto.

As expressões populares fazem dos testículos a sede da virilidade. No entanto a castração, isto é, a eliminação dos testículos, dá resultados diversos, segundo a idade em que é praticada, no passado era muito usado em haréns, onde os senhores castravam servos para que fossem guardiões de suas esposas e assim não corriam nenhum risco de traição, os eunucos.

A retirada de um só testículo não impede a procriação. Higiene ao órgão genital é fundamental a uma vida saudável, no passado também era comum fazer um chá e despejar em tina ou bacia e em posição sentada sobre este chá fazer o banho higiênico, lavando o sacro, o pênis, a glande e o ânus.

Os grandes homens metafísicos e médicos deixavam claro que se a virilidade estivesse forte, o corpo seria são.

E lembre-se da próxima vez que for jogar futebol, use um escudo para proteger o danadinho.