SE A MODA PEGA...   


            Ontem à noite o Recanto das Letras cismou e não me permitiu a entrada em nenhum de seus espaços. Sem meu site predileto sai passeando pela UOL quando esta manchete me chamou a atenção: “Última Instância - Mulher traída vai receber mais de R$ 31 mil da ex-amante de seu maridohttp://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL771477-5598,00.html. Fui ler a reportagem e fiquei pensando: se esta moda pega haverá um aquecimento na economia brasileira.     

            Imagine se todas as esposas traídas resolverem pedir indenização as amantes de seus maridos! Não vai ter advogado em número suficiente para tantos casos. Mas, o que me fez escrever sobre isso foi à atitude da amante.  Fico me perguntando o que leva uma mulher a contar para outra (a verdadeira) que foi ou é amante de seu esposo. O que ela ganha com isso? Não imagino que isso possa calar sua culpa, sim, porque em minha opinião quem age assim não tem muita consciência de suas escolhas.

            Não quero aqui pousar de palmatória do mundo, não sou, nunca fui e nem pretendo ser, tenho meus pecados (muitos, por sinal), mas atitudes como esta só mostram fraqueza de caráter e um toque cruel de sadismo. Ninguém tem o direito de fazer do sofrimento uma desculpa para ferir outra pessoa. Ninguém é dono da verdade.  Tudo bem que tenha se apaixonado por um homem casado, ninguém está livre disso, mas ficar com ele é uma escolha, viver este amor é opção, agora infernizar a vida da esposa é pura maldade.

            Eu sei que não é fácil lidar com perdas, principalmente de pessoas queridas, mas as dores, assim como a felicidade, são pessoais e intransferíveis. Ninguém é responsável por nossa tristeza ou alegria. Elas são resultados de nossas escolhas. Se o amante prefere ficar com a esposa (o que acontece na maioria dos casos) é pouco provável que a revelação do caso mude alguma coisa. Infelizmente, vivemos numa sociedade machista e o adultério ainda é visto com certa naturalidade por muitas famílias. E o fato de ter sido o homem a não querer mais a amante termina pesando a seu favor. E aqui não vai nenhum juízo de valor, apenas a constatação do que vejo no dia-a-dia.

            Outro ponto que me fez pensar foi o valor da indenização –  o que são trinta e um mil reais diante da dor e aborrecimentos que esta esposa sofreu? Ainda não consigo lidar bem com este tipo de indenização (por danos morais), não sei até onde o dinheiro pode reparar as dores sofridas e apagar as mágoas, mas sem dúvida, se ela for vaidosa, dá para uma bela renovada no guarda-roupa e na imagem. E, para ir à desforra, ainda desfilar linda e maravilhosa, com seu esposo, diante da “outra”: uma vingançazinha que destrói qualquer mulher mal amada. Pura maldade. Perdoe-me, mas não resisti. 

            Mas assim caminha a humanidade. Traições, infelizmente, vão sempre acontecer, mulheres e homens continuarão vivendo seus “casos de amor” e as amantes que se cuidem, preparem seu rico dinheirinho, pois se a moda pegar, vai ter muita esposa querendo reparação moral.           




* Imagem tirada do fotosearch





Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 25/09/2008
Reeditado em 25/09/2008
Código do texto: T1196215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.