Vargas, uma história mineira [Retrato do Brasil]

Vargas, em campanha nos anos 50, no estado das Minas Gerais, em uma certa cidade, ao passar por um campo de futebol de várzea com a sua comitiva, em dado momento fica pensativo e triste a olhar os jogadores em campo, sendo notado por um dos seus assessores, que ao perceber a transfiguração de Vargas, pergunta:

- Presidente, está tudo bem? (e Vargas responde)

- Ta, ta sim, o que me preocupa é o meu povo... (e o assessor retruca, dizendo)

- Não entendi, presidente; o povo, o que tem o povo!? (e Vargas prossegue falando)

- O povo brasileiro é muito desligado de tudo, não liga para nada, parece que está tudo bem, não se importam como as coisas acontecem, se vir bem, se não vir esperam com paciência de carneiro por milagres, não percebem a realidade, vivem de fantasias, bebedeiras, festas e futebol, sou capaz de afirmar que esses que estão aí jogando sequer conhecem o presidente da república...(Vargas mais uma vez foi interpelado pelo assessor, que disse:)

- Não presidente, acho que não, o senhor é amado pelo povo brasileiro, todos lhe conhecem... (e Vargas então diz, vamos ver, e se dirige ao motorista pedindo:)

- Então ta, vamos ver, motorista, volta o carro e pare na beira daquele campo de futebol. (e o motorista retorna dando meia-volta, parando às margens do campo e Vargas, junto de seus assessores, seguranças e políticos de Minas Gerais, desce do carro e Vargas foi até próximo de um jogador e o chamou e lhe fez uma pergunta:)

- Hei, hei, hei senhor jogador, por favor venha até aqui. (e o jogador veio até o presidente e diz:)

- Pois não, senhor, o que deseja. (e Vargas então lhe faz uma pergunta:)

- Você conhece Getúlio Vargas? (o jogador fica pensativo, coça a cabeça e responde:)

- Olha, senhor, Getúlio Vargas, deixa ver, Getúlio Vargas, olha, não conheço não, mas se for algum jogador destes ai, pode chamar, pois estamos apenas jogando uma peladinha. (e o presidente Getúlio Vargas, triste e pensativo, retorna ao carro junto com a sua comitiva, que atônita, perceberam a sensibilidade de um grande estadista que prenunciou e desenhou o povo brasileiro e que naquele momento, ainda teve uma palavra de ordem dada ao seu motorista e que serve de exemplo até os dias de hoje:)

- Apesar de tudo temos que seguir em frente, vamos!!!

Vicente Freire

25/09/2008.