JOÃO PAULO I MORREU HÁ 30 ANOS

Faz 30 anos, 28 de Setembro, que o Papa João Paulo I faleceu ou foi

supostamente assassinado!

Causa provável e oficial da morte: enfarte no miocárdio; ou embolia pulmonar. Teria sido ocasionada a morte, pela sua débil saúde. Nunca na história Papal conhecida, um Papa morreu sozinho, no seu leito, mesmo durante a noite. Embora neste caso, oficialmente, o finado tenha sido encontrado por um padre e não como foi noticiado paralelamente pela senhora, que o assistia, quando era Arcebispo de Veneza. Por isso a especulação de possível assassinato.

Eleito em 26 de Agosto de 1978 , o Cardeal Albino Luciani, tomou como nome Pontifício João Paulo I. Tendo um pontificado de 33 dias, talvez o mais curto da história dos sucessores de Pedro, tornou-se motivo de escândalo. As pressupostas ideias de mudanças, tanto a nível do clero bem instalado, como dos problemas financeiros bancários do Vaticano.

O posterior afastamento de um arcebispo, que tutelava os investimentos do Vaticano (Obras Religiosas). Associado à morte violenta, por enforcamento em Londres, de um alto quadro do Banco Ambrosiano em 1982, também foram motivo de dúvidas.

Em 1984 um jornalista Inglês publicou um livro, sobre as causas da morte do Papa. Recolheu vários elementos em depoimentos e testemunhos. Conclusão para matar o Papa.

Outro jornalista , de seguida , escreveu a sua versão dos factos, refutando, com pormenores e documentos,toda a trama, que teria sido urdida no anterior livro.

Sendo estas duas opiniões, razoavelmente dignas de um profundo de debate, para a resolução do enigma da morte. Já no livro do jornalista português Luís Miguel Rocha “O Ultimo Papa”, não podemos dizer, que temos uma obra de pura ficção, mas um livro que lança uma certa confusão.

Zé Ernesto Gaia
Enviado por Zé Ernesto Gaia em 27/09/2008
Reeditado em 27/09/2008
Código do texto: T1199592
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.