Abusando da Sorte

Morreu? Também ele abusou da sorte. Quantas vezes não ouvimos o comentário, colocando todas as culpas de doenças e da morte sobre as pessoas que fumaram, ou beberam, ou viveram na farra comendo ajantarados dignos dos césares romanos?

Fica parecendo que não existe o processo natural da morte, que ela é um acidente que não deveria acontecer, que se acontece é por algum pecado do falecido, mesmo que ele tenha mais de oitenta anos de idade. E. no caso, não se pode mais falar de um pecado original, tais pecados são pouquíssimos originais e praticados em massa.

Como Paul Newman, modelo de beleza do século vinte, e também um bom ator. Quer dizer que ele foi um fumante inveterado. Estranho, não foi essa a imagem que passou, ao contrário de um Bogart., ou de um John Travolta que fuma em todos os filmes, apesar de, pessoalmente, odiar o cigarro.

Alguém cismou que é legal o Travolta fumar e ele aparece fumando um cigarro atrás do outro, talvez como manobra de merchandising.

Mas o certo é que a doença vai atingir à todos, santos ou pecadores, pois com o avanço da medicina ninguém mais morre de causas naturais, as causas das mortes serão cada vez mais determináveis.

O que nos remete ao ponto fundamental: a vida é mais importante do que a satisfação passageira e pouco saudável de paladares e o que está em jogo é, exatamente, a maravilha do conhecimento do universo e dos sentimentos pelos outros seres humanos.

Nem que seja através da magia de uma tela de cinema ou de televisão, e com a ajuda de um grande astro como Paul Newman.