14 bis FOREVER !!!!!!

"Foi assim /como ver o mar/ a primeira vez/ que meus olhos/ se viram no teu olhar..."


    Sabem a sensação de entrar no túnel do tempo? Pois é. Foi o que senti ao assistir,  maravilhada,ao show do grupo 14 bis, mesmo quando eles cantaram as canções do mais novo cd. Lá estava eu de volta aos meus 17 anos aprendendo a cantar “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração..."
    Lembrei de pessoas muito queridas ausentes e de algumas que já se foram e não contive as lágrimas. A emoção de estar ali, revendo a trilha sonora de um período maravilhoso de minha vida foi indescritível! Posso dizer que foi uma época em que tudo o que eles cantaram encontraram eco no meu coração de menina recém-saída da roça chegando na cidade grande... “Pois não posso/Não devo e não quero/Viver como toda essa gente/Insiste em viver/E não posso/Aceitar sossegado/Qualquer sacanagem/ Ser coisa normal...”
“...Maravilha, juventude, tudo de mim, tudo de nós...”
     Acho que “vi”/ouvi o show quase todo de olhos fechados, cantarolando, relembrando a letra de cada canção, chorando e rindo com cada uma delas.Volta e meia fazia algum comentário ou apertava com força a mão de meu companheiro, embalado também nessa viagem, solidário à minha emoção de tiete.
“...E os meus amigos dispersos pelo mundo/A gente não se encontra mais pra cantar/Aquelas canções/Que disparavam nossos corações..
.”
    Impossível não se emocionar com cada acorde, cada solo de guitarra, cada música cantada... " Sempre assim/ Cai o dia e é assim/Cai a noite e é assim/ Essa lua sobre mim/ Essa fruta sobre o meu paladar ..." Quantos não escolheram entre suas músicas, uma pra chamar de SUA? Quantas histórias, quantos sonhos... “...Se for chorar, te amo...”!!!!
    Fantástico passeio entre os compositores escolhidos por eles (Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Sá ...entre tantos )e eles mesmos: Os Venturinis-Flávio(saudade!) e Claúdio - Vermelho, Sérgio Magrão, Heli). Nas canções novas, o velho estilo que continua agradando a todos que os ouvem.
    Fiquei muito feliz em ver também tantos adolescentes no show. Para essa meninada submetida diariamente a tanto lixo, a doçura das letras cantadas por uma banda de quase 30 anos de estrada deve surpreender e encantar também. As referências, eu sei, são outras, mas sensibilidade para o bom e o belo também é aprendizado. Como não se encantar com versos assim? “Mesmo de brincadeira eu sigo o que fala o coração/Faço à minha maneira da vida nascer uma canção/É lá/ Que imagino te ver, que eu começo a sonhar/Que eu me lembro demais/ Que eu me vejo beijando você...”
“ ...Que vontade de te ver de querer te abraçar/De correr pela areia, eu preciso te achar/Que vontade de te ver de querer te abraçar/De correr pela areia/Que vontade de amar você...”
    Na saída do teatro pude rever muitos amigos e amigas que, como eu “VIVEU" a década de 80, fazendo das canções interpretados por eles nossos hinos, para todas as ocasiões, para todos os sonhos. Eles e elas tomados também pela mesma emoção que fez chorar, rir e ficar literalmente sem voz, porém com os olhos mais brilhantes e coração mais cheio de amor pela vida.

“Por que se chamava homem/Também se chamava sonhos/E sonhos não envelhecem...”

14 bis, FOREVER!!!!!!!!!!