Quando os lençóis amarrotam


     Não se trata aqui de nenhum assunto que vá influenciar o destino de uma cidade ou mesmo do nosso país, principalmente nesta época de eleição, trata-se sim de um assunto que diz respeito às mulheres que pegam no ferro de engomar ou ferro de passar e tentam passar os famigerados lençóis que trazem nas orlas o famoso elástico cuja finalidade é impedir que este saia de debaixo do colchão e se transforme num trapo sob os que estão dormindo.

     Ah! Quem teve tal idéia?!

     Ontem resolvi passar a ferro os meus lençóis que a criatura lavou e não veio passá-los. Deus do céu!! Que sufoco!! Você tenta estirar as partes que estão atreladas ao elástico, elas retornam ao local de origem e você acaba passando a maior parte do tempo brigando com o lençol.

     Talvez alguém possa pensar: ..."tanto tema sério para se abordar e lá vem a soninha falando de lençóis..."

     E tem nada mais gostoso do que uma cama bem feita, com lençóis limpos e cheirosos e bem estiradinhos?

     Quando eu era criança, e já se vai longe este tempo....os lençóis da minha mãe não tinham elástico nas orlas, mas ela fazia a cama tão bem feita que eles não ousavam sair de debaixo dos colchões para atanazar o sono dela com meu pai nem o nosso. Ficava um brinco de perfeição.

     Eram sempre lençóis brancos,branquinhos,alvos que nem a neve.Não existia ainda a brancura total na forma de pó! rsrsrsrs. A lavadeira deixava-os no coradouro a tomar sol durante um bom tempo depois de ensaboados, enxaguava com água limpa e corrente, por último mergulhava-os em água com o famoso anil. Eles ficavam lindos de se viver!!!!

     Depois de passados a ferro e colocados sobre o colchão não havia cristão que não tivesse uma boa noite de sono e lindos sonhos.

     Hoje lava-se com sabão em barra, sabão em pó, coloca-se amaciante e por último na hora passar a ferro usa-se o spray do "passa fácil", de preferência aquele que o famoso ator de novela ex-marido da famosa jornalista, faz a propaganda. 

     Então olha-se para ele, dá um cheiro bem gostoso, no lençol viu, não é no ator não, e diz-se: está um espetáculo!!

     Espetáculo nada!!! Para que tanta química e tantos artefatos em um simples lençol? 

     Bom mesmo é um lençol de cetim. Deve ser! Não os tenho mas fico a imaginar aquela maciez e aquele friozinho característico do tecido tocando a nossa pele e nos proporcionando delicioso prazer.

     E tem mais! Os meus mesmo com elástico saem de debaixo do colchão e me atanazam um tanto. Ah! Deixa pra lá. Vou aprender a dormir na rede que deve ser bem mais gostoso.




Uma segunda feira iluminada para todos.