VIVER COM ARTE

A vida é uma arte, literalmente falando. Neste mundo de céticos e loucos encontrar espaço para o encantamento da vida é, sem dúvida, uma luta pela sobrevivência do belo. Isto porque, na contemporaneidade, a vida está resumida a sessões diárias de uma rotina enfadonha: casa, trabalho, compras, pagar contas, enfrentar filas, ver televisão (que nos divertem com programas altamente criativos e educativos), manter contanto via net, cruzar com os outros como se este não fosse um ser cheio de vida. Falta pouco, mas estamos chegando lá. A maioria dos humanos está se tornando robôs. Avanço tecnológico? Modernidade?! Nada contra ao novo, traz facilidade à vida. Nada a favor da individualidade que ronda esta sociedade. Mundos fechados em casas, apartamentos...

Em meio a isso teimam pessoas em elevar a poesia. Uns via espaços na Internet, outros arriscam escrever livros – apesar de saber que hoje em dia livro de poesias não é vendável - encontros culturais de poetas, entre outros.

Apesar de tudo uma pergunta teima em não querer calar em mim: O que será o mundo sem poesia? Um quadro árido, sem vida. É a poesia que encanta a vida, fazendo brotar manhãs de sol radiantes, meio ao asfalto duro e seco das cidades modernas.

E em nome da poesia lá estou eu levando encanto e alegria com versos soltos ao vento, em busca de acalanto. Assim tenho me encontrado com pessoas maravilhosas, como foi o meu primeiro contato virtual, no início da década de 2000, quando encontrei o poeta, escritor e presidente da POEMA (Associação dos Poetas de Mossoró/RN) Caio César Muniz. E desde lá que acompanho seus trabalhos com a poesia, em escolas, eventos, comemorações. Esta figura humana é merecedora de muita admiração, pois arregaça as mangas e leva a frente seus objetivos. E Mossoró só tem ganhado com isso. Sábado último (27/09/08) ele realizou um encontro inesquecível. Foi no espaço cultural Arte da Terra, ao som de MPB, com intervalos para poetas recitarem versos ao público, que satisfeitos aplaudiam. Uma noite linda, onde até as estrelas baixaram pra ouvir os versos recitados. Em seguida, no alvorecer do domingo (28/09/08) numa feira livre foi dado início a um projeto onde poetas recitam versos para os feirantes. Uma coisa de encher os olhos e a alma, com apresentações de violeiros e repentistas.

Como é bom estar no seio familiar, em casa. É assim que me sinto entre os poetas e poesias. Fico descalça.

Ao meu querido amigo e poeta Caio César Muniz – nome de artista – meus parabéns pela coragem de manter viva a poesia. Pode contar comigo, pois estarei sempre dando a minha pequena contribuição. Levarei sempre o meu balde com água pra ajudar na aragem da terra.

Para voce que tanto gosta de poesia, para ilustrar suas palavras, versos de Yasmine Lemos:

" No Alvo "

Nada foi em vão

Meu choro

Meu riso

Meu sonho

Todos os nãos

Eu precisava de tudo

Ser o alvo atingido

O centro de uma atenção

Enfim destruído

Sentir completamente a solidão

E acreditar que eu existo.

Um beijo pra ti

Enviado por Zélia Maria Freire em 29/09/2008 20:56

para o texto: VIVER COM ARTE (T1202653)

Minha querida Zélia, você acertou no alvo. Muitas vezes eu preciso de tudo isso. Este teu carinho foi um dos mais doces que já recebi. Obrigada minha amada!!!

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 29/09/2008
Reeditado em 30/09/2008
Código do texto: T1202653
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.