Fé e ciências: inconciliáveis?

Constantemente vemos na mídia questões como o uso das células-tronco embrionárias, legalização do aborto, uso de anticoncepcionais, entre outras, que fazem surgir discussões a respeito da relação entre as ciências e a fé. Muitas vezes essas duas “instituições” são colocadas frente a frente, em posição de combate. Será que elas são inconciliáveis, se excluindo sempre?

Se recorrermos aos fatos históricos, veremos exemplos de atrito entre o campo da experimentação empírica e o da crença. Um dos casos mais memoráveis foi o de Galilei Galileu, que foi pressionado pela Igreja católica a revogar suas teorias.

Ainda com base na história, podemos notar que muitos conceitos antes abominados pela Santa Mãe Igreja, hoje são aceitos com muita naturalidade. O Vaticano bem sabe que a terra não é plana, tampouco dotada de abismos cheios de monstros ao seu “fim”. Assim sendo, a teologia e a ciência não são excludentes, é possível haver uma articulação entre esses campos de estudo.

Os conflitos entre ciências e fé não são prejudiciais, muito pelo contrário, é possível tentar explicar determinados conceitos da teologia por meio de métodos racionais. De fato, a Teologia utiliza-se da ciência para fundamentar alguns de seus conceitos, bem como desmistificar as formas de idolatria e superstição.

É inevitável que haja discordâncias entre a fé e a ciência, aliás, fugir desses conflitos é temer; temer alguma verdade em relação à fé e temer encontrar na fé algo que a ciência não explica. Apesar disso, a interação e articulação entre eles pode trazer um grande avanço e fortalecer inclusive algumas explicações das Teologia.

Dx
Enviado por Dx em 29/09/2008
Código do texto: T1202733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.