Uma história mal contada

Os discípulos tinham passado a noite inteira pescando, mas nada pegaram. Estavam exaustos, frustrados e deprimidos. Discorriam entre si que não era justo um trabalhador se esforçar tanto e não colher o fruto do seu labor. Ainda mais, sendo cristãos, filhos do Rei, dizimistas fiéis. Não conseguiam entender como poderia acontecer isso.

De repente eles ouviram uma voz vindo da praia. E que voz! Havia uma autoridade inconfundível, uma unção inigualável. A ordem era para que eles jogassem a rede para o lado direito. Compungidos pela arrebatadora voz, atiraram a rede na direção indicada. Eis que, de um lance, puxaram cento e cinqüenta e três grandes peixes. Quase que o barco virou de tanto peso.

Eles ficaram maravilhados e gritavam de alegria. A quilômetros poderia se ouvir os brados de “ALELUIA!” e “OH GLÓRIA! Ao tempo que calculavam quanto dinheiro receberiam por aqueles peixões. “Vamos vendê-los na cooperativa e comprar outro barco, outras redes” diziam uns para os outros. “Deus está do nosso lado”. “Isso é que é Deus”. “Deus poderoso”. Falavam sem parar. O líder tomou a palavra e falou: “Tão vendo como é que é? Perceberam como Deus opera? É só jogar a rede para o lado direito, assim como Ele mandou e vamos prosperar, vamos ficar ricos. Glorifica irmão”. Outra vez gritavam sem parar. E assim foram desde a praia até a cooperativa.

* * *

Ele apagou a fogueira. Suspirou. Lágrimas rolaram do seu rosto.