FUGINDO DO CONCRETO E DO ASFALTO

Edifícios. É difícil a vista alcançar e diferenciá-los. São tão iguais. Gaiolas cheias de pássaros. Que cantam, falam, amam, sofrem...Nos edifícios há muita vida ressoando entre concreto. Há também flores nas janelas e, às vezes, no asfalto. Vida vive em tudo, basta abrir as pálpebras do mundo e enxergar.

Em busca de mais vida hoje, feriado municipal da cidade de Mossoró/RN, dedicado a libertação da escravatura. De acordo com a nossa história, Mossoró foi a primeira cidade a libertar seus escravos antes da Lei Áurea. Há controvérsias sobre este fato. Mas isto não vem ao caso. O que importa hoje é aproveitar o feriado.

E saio eu em buscar de lugares paradisíacos, com lindas praias e sossego. O litoral nordestino é favorável a essas belezuras, e no meu Rio Grande do Norte é de encantar os olhos até onde eles alcançam. Bom, mas desta vez estou indo rever e conhecer praias novas no estado vizinho: o Ceará. Que também não deixa nada a desejar com relação a belezas naturais.

Escrever enquanto viajo é impossível. Peço licença para parar e na volta continuar escrevendo. Aposto que vocês não vão se arrepender desta leitura.

Agora que cheguei em casa, após um belo banho e com os olhos felizes de mais da conta por terem sido agraciados com tanta imensidão do belo, retomo o texto iniciado anteriormente, para dividir com vocês os presentes recebidos por minha visão apaixonada.

Viajamos de Mossoró direto para Canoa Quebrada, distante de Mossoró, aproximadamente 100 km pela BR 304. Chegando lá você se defronta com o contraste entre dunas vermelhas e um mar verde. Uma festa para o olhar. Tantas falésias em formatos e tamanhos variados. Antes vale a pena passear por suas ruazinhas estreitas coloridas com lojas, bares e boates pra todos os gostos. Claro que pela manhã os bares e boates dormem sono bem merecido porque a noite foi intensa. E hoje é uma plena terça-feira numa vila de pescadores um tanto quanto já modernizada: antes chão de barro, agora ladeada por paralelepípedos. Mas ainda se mantém um espírito rústico, poético. Para mim Canoa Quebrada é poesia pura. Cheia de encanto e magia! Pessoas de diferentes locais do mundo se encontram lá. Essa mistura de raças, línguas e cores geram uma miscigenação puramente poética. O belo encontra-se nas particularidades de um todo que recebe o nome também poético de Canoa Quebrada. Quantos textos e versos poderemos fazer com uma canoa? E quebrada? Daria um livro inteiro.

Do alto das falésias pra se chegar ao mar há longínquas escadarias entre dunas vermelhas, o que, de ante mão, já lhe proporciona uma excelente atividade física. Aí sim, após o último degrau você pode contemplar o mar bem pertinho e se jogar para o divertimento das ondas. Isto para quem gosta, eu prefiro só apreciar o mar. Tem sal, arde em meus olhos. Fui acostumada a me banhar em águas doce de rio, córrego, açude, quando menina. Apenas entrego-me ao sol matinal olhando o mar e a cabeça marejando em pensamentos. Ah, o mar, imenso pensar. E pra manter o pensamento ativo o corpo precisa ser alimentado por frutos do mar deliciosos que você pode escolher entre a variedade de restaurantes a beira mar.

E agora é hora de começar uma aventura, fazer o retorno pelo litoral, enfrentando o desafio do desconhecido e passagens difíceis. Mas tem coisa melhor que correr risco? Estar vivo é um risco, então porque não correr? Especialmente num lugar todo cartão postal. Meio a dunas belíssimas com diversas tonalidades de cores: vermelhas, marrons, cinzas, brancas. E todas juntinhas. Isto sem falar nas dunas que brincavam em três tonalidades, exuberantes. Encanto puro! Nunca havia visto maravilhas como as hoje. Quem foi o arquiteto que as colocou ali tão radiantes? Nessa hora agradecer aos céus por poder enxergar é fundamental.

Mas uma aventura pra ser boa tem que haver um engancho, um imprevisto: carro atolou numas algas secas, porém molhadas por baixo, que cobriam boa parte da praia. Melhor, a maré enchendo e quase ninguém pra ajudar. Foi quando apareceram dois pescadores e com muito esforço e sujeira – eles ficaram todos enlameados - desatolaram o carro que cismava em permanecer encalhado esperando a chegada da maré.

Passado o susto segue o passeio até Ponta Grossa, outra praia maravilhosa do litoral cearense. Um verdadeiro paraíso. Ideal pra descansar ao som do mar e pássaros na copa de árvores nativas, ouvindo música ambiente do mais alto nível da MPB.

A tarde foi chegando levinha trazendo uma brisa morna que sussurrou: feriado tá acabando, amanhã você trabalha e ainda tem que enfrentar a estrada.

Mesmo assim continuo sonhando... e desejando ardentemente aproveitar cada minuto que a vida me presentear.

Para acessar as referidas praias é: www.canoaquebrada.com.br - www.pontagrossa.com.br e bom lazer!!!

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 30/09/2008
Reeditado em 30/09/2008
Código do texto: T1204859
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.