QUE PENA FALAR EM PENA DE MORTE!

Nenhuma barbárie ou hostilização pode vencer a barbárie e hostilidade. Nenhum mal é remédio para o mal. O mal somado ao mal somente pode agravar o mal, multiplicando-o. Somente o bem pode vencer o mal e quem usa o mal em favor do bem é hipócrita, estando a praticar o mal. Tal ato somente produzirá o mal e a resposta a isto sempre será o mal.

Desde pequenos vimos nas aulas de matemática que números negativos somados a números negativos produzem resultados negativos. Pretendemos que no relacionamento social seja diferente. Mas não é o que na prática se vê. A sociedade já comprovou esse fato. Contudo, não recuamos de pagar o mal com o mal porque nossa vocação não é para o bem, mas para o orgulho, para o auto condescendência exacerbada, para o mal. Nos achamos muito mais merecedores, melhores e mais justos uns do que os outros. Sempre se disse que o fruto não cai longe do pé. Portanto, se existe o mal é porque a sociedade é má. Se a sociedade fosse boa, não existiria o mal.

Observe a história verificando que desde sempre o crime tem sido reprimido com crimes equivalentes, com maldades equivalentes. Sofrimento tem sido reprimido com sofrimento, sangue com sangue, dor com dor, privação com privação. Todavia, alguma vez o crime recuou e a criminalidade foi reduzida? Não. Ao contrário, Só cresceu e em proporções muito maiores do que a população.

Todo ser humano tem sua honra e não será o medo que o fará desviar-se ou recuar de seus propósitos, sejam eles maus ou bons, mas novos propósitos podem fazer isso. Entretanto, a sociedade nunca tentou desviar um criminoso de seu propósito mau oferecendo-lhe alternativa que valha a troca. Percebe-se então que a sociedade é paquiderme, pois suas respostas às dificuldades são sempre como as dos elefantes e rinocerontes – sem raciocínio. Achamos que os seres humanos têm que fazer o bem por mera obrigação, o que é certo, e que todos têm que pensar assim, o que é certo também. Todavia, em questão de justiça social, essa mesma sociedade trata a tudo como se fosse questão de ponto de vista, sendo que daí cada indivíduo interpreta tudo segundo seus próprios interesses. Somos hipócritas, pois nem todos pensam da mesma forma. Precisamos sim ensinar as pessoas o conceito geral de certo, mas devemos fazê-lo mostrando-lhes as vantagens de uma forma diferente de pensar, não as desvantagens de pensar diferente. Pretendemos que as pessoas façam o bem por medo do mal, em vez de mostrar-lhes que o bem é benéfico.

Em resumo, percebemos que apenas sabemos pagar ao mal com o mal e pretendemos estar do lado do bem. Todavia, estamos tragicamente enganados, pois do lado do bem é que não estamos. Ao contrário, a maioria dos membros da sociedade é tão culpado quanto os criminosos pelo mal que eles praticam e atinge esta sociedade.

Para que o bem triunfe e o mal recue é imperativo que nós, que nos julgamos bons, demos o primeiro passo em direção ao bem. E faremos isto dando ouvidos a Jesus em uma das pérola que Ele nos deixou há dois mil anos. "Se vocês querem ser melhores que os maus, não devem fazer o bem apenas a quem vos faze o bem, pois os maus também fazem o bem aos que lhes fazem o bem. Ao contrário, façais o bem e amais aos vossos próprios inimigos, retribuindo o mal com o bem, como faz o Pai, que manda o sol, a chuva e tudo o mais para maus e bons". – Lucas 6: 27 a 36.