CORRENDO À CHUVA*

Voltava da biblioteca, sobraçando alguns livros. Uma visita habitual. Percebi, então, gotas de água caindo sobre as páginas do livro machadiano que lia. Levantei aos céus os olhos e pude enxergar aquela expansão imensa, clareada, coberta por uma espessa nuvem esbranquiçada. Algumas pessoas na rua diziam entre si: Aí vem toró! Ouvindo eu estas palavras, não dei-lhas muita importância.

- Estou quase em casa.

Foi apenas um passo a mais que dei, e as gotas encetaram a cair mais forte e rapidamente. Em alguns segundos, a chuva era um pé d'água. O céu já se obscurecera.

Procurei atinar com uma cobertura segura da chuva, e escondi-me embaixo do toldo de uma velha doceria, que ora estava cerrada. Logo, percebi que o toldo estava repleto de buracos, e tive de abandoná-lo e correr. Que todas as pessoas na rua, que não levavam guarda-chuva, corriam. A meteorologia, no dia anterior, já havia - acho - avisado da chuva matutina que se estenderia até ao meio-dia. Ignorei... ou quiçá tenha me olvidado mesmo. Percebi, então, que, quanto mais corria, mais me molhava. Dei por mim que estava a ir em direção à chuva. Minha casa era naquela direção.

Correr à chuva... Porque sempre é assim. Quando surge a chuva, nossa primeira atitude - impensada, talvez - é fugir, esconder-nos dela. É uma coisa natural e automática do ser humano. Fugimos à chuva, à primeira garoa que nos surge à frente. Acordo-me ainda das pessoas a correr, todas para escapar à chuva. Todavia, per que não enfrentá-la? A que adianta fugir à chuva se, cedo ou tarde, ela nos alcança? Já diz o velho provérbio(ao qual dou sentido ambíguo): Está na chuva para se molhar.

Depois de ponderar nas palavras acima, naquele momento, sobrestive defronte a uma loja de 1 real (daquelas que nunca têm nada por um real), comprei para mim um guarda-chuva e segui na senda até à minha casa, calmo, sorridente, a bailar e a cantar a música de Moses:

Moses supposes his toeses are roses

But Moses supposes erroneously

And Moses, he knowses his toeses aren't roses

As Moses supposes his toeses to be...

*(Amigo leitor, não termine a leitura deste texto sem comentar, pois seu comentário é de máxima importância para mim, jovem escritor. Obrigado.)

Luiz Carlos Martins B Bueno Dantas de Oliveira
Enviado por Luiz Carlos Martins B Bueno Dantas de Oliveira em 02/10/2008
Reeditado em 06/10/2008
Código do texto: T1207671
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.