PRÍNCIPES NÃO CURVAM-SE A IMAGENS

Porque iria me curvar a uma imagem, se não me curvo a seres humanos, que estão vivos, podem falar, ver e agir? Se há algo que eu, que existo, penso e ajo, não posso fazer por mim, muito menos uma imagem poderá. A palavra paganismo deriva justamente da raiz do conceito pago, de origem campesina, distante das esferas filosóficas, mais ligado vida simplória da lida no trabalho braçal. Nesses esferas, em tempos muito remotos, pessoas mais pensantes inventavam pavores místicos para dominar as mentes simples dos outros e tirar proveito, pondo-os a trabalhar para esses pensadores e pagar-lhes tributos. E, por incrível que pareça, embora tenha se passado milhares de anos, as pessoas frequentam a faculdade, mas suas notas são mínimas, às vezes, nem alcançam o mínimo para concluir uma disciplina. Então existe uma população de mente simples (mínima) ainda hoje, mesmo nos templos do saber, quanto mais nas rodas noveleiras, carnavalescas e de frofissão esportivista. E essas pessoas são susceptíveis a acreditar em tudo, idolatrar qualquer coisa, pessoa, imaginação ou objeto – fábulas, algo que lhes dê algum prazer e satisfaça, segundo crêm, seus interesses; alguma ilusão, uma falsa segurança, mas lhes custará muito caro durante a vida e mais caro ainda no final dela.

As religiões pagãs são tidas por grandes pensadores como de baixa intelectualidade, justamente por o indivíduo não discernir que um objeto inanimado não pode fazer nada em favor de um animado, auto-deliberado, racional. A religião católica, bem como as evangélicas em geral, especialmente as pentecostais, embora que por um ramo, derivem de uma religião de alto nível intelectual, são regidas na maior parte por pensamentos mínguos, naturais de seres bem simplórios. Por isto não agem diferente dos espíritas, ocultistas e místicos, que creem em coisas improvávei, seja em nível espiritual, seja em nível material.

Nós, seres humanos, podemos esculpir uma imagem, defendê-la do perigo, da destruição, do fogo, da traça e da corrupção; levá-la para todo o lugar que desejamos. Sendo assim, somos como se fôssemos deus para ela. Contudo, ela é tão incapaz, que nem mesmo agradecer-nos pode.

De qualquer forma, o mandamento diz: "NÃO FARÁS para ti IMAGEM de escultura, NEM SEMELHANÇA alguma DO QUE HÁ ENCIMA NO CÉU, nem EMBAIXO NA TERRA, nem NAS ÁGUAS EMBAIXO DA TERRA, NÃO AS ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO, porque EU SOU O SENHOR TEU DEUS, QUE TE TIROU da terra do Egito, DA CASA DA SERVIDÃO. – Êxodo: 20: 4 e 5.

Wilson do Amaral