Aproveitando que amanhã, dia 4, é o  dia de São Francisco e dos Animais, gostaria de compartilhar com todos a sensação de paz que me proporciona falar e pensar em S.Francisco.

Não sei o motivo, mas ele exerce sobre mim algo muito bom.

Por isso, conto um pouco do que vi dele, numa pequenina cidade , na provícia de Rieti, pertinho de Roma, Itália.


Esse lugar mágico é Greccio, construída em lugares rochosos, onde nem se podia imaginar que  isso fosse possível. 

O lema dessa cidade é
:
"...Aqui se honra a simplicidade, se exalta a pobreza e se louva a humildade".


(Foto do Santuário)

Por lá viveu S.Francisco vários anos desde 1209 e contam que ele pegando uma tocha acesa de um menino do local, a atirou e onde ela caiu, num monte rochoso, foi construída a sua capela, seu Santuário, e em 1223, numa noite de dezembro, juntando pessoas dali, fez o primeiro presépio vivo, e por isso, Greccio é agora conhecida mundialmente. 
Por onde passava saudava as pessoas dizendo: bom dia, gente boa!


Essa é a Capela de S.Francisco, onde se nota também toda simplicidade, e nos mostra que não precisamos de muitas coisas para estar bem e em paz.

Abaixo, a imagem da cela onde ele dormia e rezava, mostrando bem a pobreza e simplicidade com que convivia.

Há ainda um outro lado dele: O da amizade com os animais.
 
Com esse lado tão simples e, ao mesmo tempo, tão profundo,lembro a todos os que, em especial hoje, ao olharem para seus animaizinhos ou para os que encontrarem em seus caminhos, tenham um olhar carinhoso, com a certeza de que eles também são "nossos irmãos".

São Francisco conversava com animaizinhos: passarinhos, coelhos, peixes...

Aqui, alguns relatos do amor que ele tinha pelos animaizinhos:

* Certo dia,com a intenção de fazer sua pregação, subiu num local bem alto, para que todos o pudessem ver. Pediu silêncio aos presentes e enquanto falava, uma porção de andorinhas que ali tinham seus ninhos, faziam uma algazarra, com tanto barulho que chegava a atrapalhar a sua pregação.
Ele então, começou a falar com os passarinhos:

" Minhas irmãs andorinhas, chegou o momento de eu também lhes falar, pois até aqui vocês já falaram bastante. Ouçam a palavra de Deus e fiquem todas quietinhas, até o fim do sermão".

E, para espanto de todos,as andorinhas se calaram e nem sequer saíram de seus lugares.


* Em outra oportunidade, quando morava em Greccio, um de seus frades lhe trouxe um coelhinho que havia caído vivo numa armadilha.
São Francisco disse:
"Vem cá, irmão coelhinho. Como é que isso foi lhe acontecer?"
A essa altura, o frade que o segurava o colocou no chão e ele correu para os braços de S.Francisco que o acariciou e depois o soltou para que voltasse ao mato.Porém, a cada vez que o coelhinho era colocado no chão, retornava correndo aos braços do santo.

* Também pelos peixes, ele tinha grande afeto e, cada vez que eles lhe apareciam, devolvia-os para a água, aconselhando que eles, dali para frente, tomassem mais cuidado para evitar que fossem pescados.

Um dia, um pescador conseguiu pescar um peixe bem grande e resolveu presentear S.Francisco com ele, que o recebeu com alegria e bondade.
Chamou-o de" irmão peixe" e o colocou na água, bendizendo o Senhor. 
Enquanto rezava o peixe ficou brincando na água, sem se afastar dali . Depois que a oração terminou, o santo lhe deu licença para ir embora e o peixe, então, partiu.

Tudo isso são relatos, uns crêem, outros não. Porém, crendo ou não, passam algo diferente para nós e creio, não nos fazem mal...

Assim, espero que vocês, acompanhando essas imagens, tenham conseguido perceber a Paz que existe naquele local, impregnado de tudo de bom que foi S.Francisco e, se um  dia tiverem oportunidade de conhecer,  sentirão de perto e tenho certeza, gostarão!(Chica)

"Um simples raio de sol é suficiente para afastar muitas sombras"( S.Francisco de Assis) 

Que sempre consigamos ver esse raio ou ser como ele, nos iluminando para que possamos irradiá-lo. (Chica)