TETRAPLÉGICO

Disse Higino Vieira – um recantista: “Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”. Ou seja, quem não lê é cego, surdo e mudo. É três vezes deficiente: “não percebe, não compreende e não consegue dizer”.

Concordo, mas não plenamente. Com certeza ler é importante... Muito necessário. O livro foi a forma de aprendizado mais inteligente que o homem criou. Mas metade da população mundial não ler, metade da outra metade ler bons livros, bons escritores e metade da metade da metade da metade... Pensa, pensa!

É uma pena, a maioria dos que lêem se apegam à Best Sellers estúpidos, mentirosos e sem essência alguma. Aquilo que o mercantilismo ordena ler! Shopenhauer, Platão e outros menosprezavam, desdenhavam a leitura em prejuízo do pensar. Enalteciam o pensamento acima de tudo. Embora tenha eu aprendido isto lendo. De fato, o que eles falam é de uma leitura exarcebada e doentia. O Shop chegou a afirmar:

“ler significa pensar coma cabeça alheia, em vez de pensar com a própria... pensamentos alheios, lidos, são como as sobras da refeição de outra pessoa... a leitura não passa de um substituto do pensamento próprio... o meio mais seguro para não possuir nenhum pensamento próprio é pegar um livro nas mãos a cada minuto livre (...)”

Engraçado, aprendi isso lendo um livro do próprio Shop. E agora? É uma pena, eu poderia está esbanjando um próprio pensamento!

O que mais falta não são leitores. O que mais falta é a filosofia que vive por aí jogada à míngua. “Pô”... Filosofia não é uma viagem, não é loucura como dizem por aí não. Filosofia é a arte de pensar organizadamente. E é esse pensar que enalteço. Enalteço também a leitura. E enalteço os dois porque se não lês: és cego, surdo e mudo como disse o Higino. Mas se não pensas, és um tetraplégico que vive a vida vegetando sem os sentidos do pensamento e da grandeza corporal. Quem não lê e não pensa: não enxerga, não fala, não ouve, e, principalmente, não anda. É como me falou um professor uma vez, citando alguém: “um ser humano que vive no mundo da ignorância, não passa de um cego, dentro de um quarto totalmente escuro procurando um gato preto que não está lá”.

Ler é ótimo, fundamental, mas não é tudo não. Com certeza pensar é bem mais. Se você está lendo algo, foi porque alguém escreveu. E se alguém escreveu com certeza pensou. Este aqui não!... com humildade confesso: o pensei com a cabeça alheia! DANE-ME!

Imagine-se uma vivida sem leitura, mas com um pensar elevado... Agora imagine uma vida vivida com muita leitura e pouco pensamento. Devemos preferir os cavalos de nossa carruagem. Há como se passar uma vida toda sem leitura, mas passar sem pensamento... Por isso a hipocrisia se desenvolve facilmente nas sociedades que carecem de filosofia. A filosofia leva ao pensamento, o pensamento à percepção, a percepção à perplexidade e seu senso de admiração com as coisas, te levando a um ser em você não ingênuo. A leitura é importante até de mais para o aprendizado. Todavia, sobretudo, que a nós mesmos nos ensinemos.

E o que dizer dos políticos que não levam às crianças nem o pensamento, nem a leitura? Acho que eles até leem... a maioria nem lê, EU SEI! E todos, com certeza, não passam de cegos num quarto escuro procurando um gato preto que não está lá!

Entre o ler e o pensar fico com o pensar. Quem lê pode até... mudo, surdo ou cego ser. Quem pensa pode até ser surdo ou mudo, mas nunca é cego e aleijado!

O pensamento é a visão mais nítida que existe... A leitura? Ah, a leitura serve apenas como confirmação do pensamento de alguém!

É uma pena me ler agora, você poderia estar pensando! Se quiseres fechar agora esse livro e começar a pensar, tudo bem! Concordo e apóio. Mas por favor, sem pensamentos idiotas! Não devemos pensar no que sentimos, mas sentir no que pensamos.

- Então, Shop, como se divulgaria o pensamento.

- Claro que num livro seu ESTÚPIDO!

- Então porque me mandas não ler?

- Porque tu lês coisas não só divulgadas, mas vulgarizadas! Quem escreve para tolos, encontra sempre um grande público.

- Ah... ainda bem que essas letras até agora só leu você e eu! Que me venha mais uma meia dúzia de gente. Ficarei contente! E se os tolos vierem, sejam bem recebidos, mas em seguida, queimem estas páginas!

Manel Clélio (Kekel)
Enviado por Manel Clélio (Kekel) em 04/10/2008
Reeditado em 22/09/2009
Código do texto: T1211367