Coisas do Futebol

Corria o ano de 1946. O C. A. Boca Juniors e o C. A. River Plate, que eram os melhores times de futebol argentinos na época, junto com o Racing Club, estavam fazendo partidas com os três grandes de São Paulo. Os quadros brasileiros eram os seguintes:

S. C. Corinthians P., 3o lugar no Campeonato Paulista de 1946 : Bino, Domingos da Guia e Aldo; Palmer, Hélio e Aleixo; Cláudio, Servilho, Baltazar, Rui e Pipi. Treinador: José Foquer.

S. E. Palmeiras, vice-campeão paulista de 1946: Oberdam , Caieira e Osvaldo; Zezé Procópio, Og Moreira e Valdemar Fiúme; Lima, Gonzáles, Viladonica, Canhotinho e Mantovani. Treinador: Osvaldo Brandão.

São Paulo F. C., campeão paulista de 1946: Gigo, Piolim e Renganeschi; Rui, Bauer e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas da Silva, Remo e Teixeirinha. Treinador: Joreca.

Os argentinos que nos visitaram constituíam-se na nata do futebol portenho da época.

O River era assim: Soriano, Rodrigues e Ferreira; Iácono, Nestor Rossi e Ramos; Munhoz, Pederneira, Di Stéfano, Labruna e Lostau. O ataque do River era o da Seleção Argentina de 1945, campeã Sulamericana. Uma das melhores seleções do mundo na época. O River Plate era treinado por Guilhermo Stábile.

O Boca formava com Vaca, Marante e De Zorzi (trio de seleção); Fonda, Lazzatti e Pescia; Boyé, Sarlanga, Corcuera, Ferrari e Pim.

O treinador do Boca, se não me engano era Montanhez.

Quando a seleção Argentina era convocada, o Boca cedia Vaca, Marante, De Zorzi, Pescia, Lazati, Mario Boiê e o River cedia Nestor Rossi, Iácono, Pederneira, Munhoz, Di Stéfano , Labruna, Lostau, e dos outros times, como Racing, San Lorenzo e Independiente vinham Pontoni, Mendez, Rasteli, Martino, Salomon, Sobrero.

Assim, os argentinos formavam uma seleção quase imbatível. O Brasil e a Argentina foram as seleções mais prejudicadas com a paralisação por doze anos da disputa da Copa do Mundo. Nós poderíamos, nesse período, ter formado grandes seleções dado o manacial de grandes craques que o Brasil formou.

Aproveitando a estada de Boca e de River em São Paulo, foi organizada uma partida entre a Seleção Paulista e um Combinado Boca e River.

Os paulistas, sob o comando de Joreca, formaram com: Oberdam, Domingos da Guia e Caieira; Zezé Procópio, Rui e Valdemar Fiúme; Cláudio, Servilho, Leônidas da Silva, Lima e Teixeirinha.

Os argentinos, comandados por Guilhermo Stábile (treinador do River Plate) jogaram com: Vaca, Marante e De Zorzi; Iácono, Nestor Rossi e Pescia; Boyé, Moreno, Pederneira, Labruna e Lostau.

Ao final da partida, com o Pacaembu lotado, o placar apresentou 1 x 1, gols de Servilho para os Paulistas e de Labruna, para os Argentinos.

Todos aqueles que assistiram a essa partida afirmavam que foi o melhor jogo realizado em São Paulo. O próprio cronista Geraldo Bretas, hoje já falecido, dizia que os Paulistas fizeram uma grande proeza, ao empatar com a legítima seleção Argentina.

Laércio
Enviado por Laércio em 05/10/2008
Reeditado em 05/10/2008
Código do texto: T1212273