UM QUERIDO AMIGO ME MANDA UM PPS COM ANUNCIOS ANTIGOS;O AMIGO É TÃO ANTIGO COMO OS ANUNCIOS,MAS,JÁ ATINGIU A SITUAÇÃO DE "ANTIGUIDADES",OU SEJA,NÃO É TRALHA VELHA PARA SE JOGAR FORA,É PARA SER GUARDADO NO LOUVRE DO NOSSO CORAÇÃO,COMO OS ANUNCIOS.COMEÇO PELOS CARROS:O ROMIISETTA,O CIRCUNSPECTO OLDSMOBILE,O CARRO DOS MILIONARIOS,O LINCOLN CONTINENTAL,O JEEP E A RURAL WILLYS,QUE EU E MEU PAI USAVAMOS PARA ATRAVESSAR A FAZENDA E VIR PARA SALVADOR.VIAGENS MAGNIFICAS AO SOM DE "ADELITA",QUE EU CANTAVA E ELE ASSOBIAVA;DEPOIS,VEIO O SIMCA CHAMBORD,LINDO,ROMANTICO,CARRO IDAAL PARA PESCAR SEREIAS,QUE USAVAM EMERAUDE,DE COTY E LINGERIE DO MAPPIN;MAS,ERA SÓ BELO;O DESEMPENHO DO MOTOR ERA PÉSSIMO,POR ISSO O CHAMAVAM DE "BELO ANTONIO",POR CAUSA DO FILME COM MARCELO MASTROIANNI,RAPAZ LINDO,MAS,QUE NÃO FUNCIONAVA.E O FUSCA,TIVE 6,INCLUSIVE O FAFÁ DE BELÉM E O FUSCÃO,QUE APELIDEI DE FREDERICO.
GAROTA CRIADA COM BIOTÔNICO,QUE TOMAVA ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU,QUE MINHA MÃE ENFIAVA GOELA ABAIXO,APERTANDO MEU MAXILAR,DEVO A ISTO,TALVEZ,MEUS 65 ANOS COM ENERGIA DE VINTE E CORAGEM E ENTUSIASMO DE ADOLESCENTE.USAVA PASTA KOLYNOS,PARA TER DENTES MAIS BRANCOS,TOMAVA BANHO COM SABONETE "VALE QUANTO PESA",OU LEVER,QUE ERA USADO POR NOVE EM CADA DEZ ESTRELAS DE CINEMA.PARA COMPLETAR,DESODORANTE FRIGIA E Á GUA DE COLONIA REGINA OU 4711.MEU PRIMEIRO BATON FOI O RED RED DE HELENA RUBINSTEIN E A MAQUIAGEM DE MAX FACTOR;OS TRUQUES PARA ESCONDER OS DEFEITOS APRENDI  COM OS MAQUIADORES FAMOSOS DE HOLLYWOOD,LENDO A REVISTA CINELANDIA.
QUANDO ME FORMEI GANHEI DE MEU PAI UMA CANETA PARKER 51,COM PENA DE OURO;NÃO ASSINEI A LEI ÁUREA,MAS,ESCREVI MUITA POESIA APAIXONADA,COM ELA.
MINHA PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO FOI "NAS ASAS DA PANAIR",NO CONSTELLATION,DE LUVAS E CHAPÉU,COMME IL FAUT,NA ÉPOCA.JÁ MEU PAI,USAVA CHAPÉUS RAMEZONI E FUMAVA UM CIGARRO DE FUMACINHA AZUL CHAMADO GAULOISE,FRANCÊS;MAS,GOSTAVA TAMBÉM DE YOLANDA AZUL,UM ARROMBA PEITO,FORTE COMO O DIABO.COCA-COLA,TODO MUNDO TOMAVA:"ISSO FAZ UM BEM!" E GRAPETTE,O REFRIGERANTE DE UVA,QUE SUMIU,ASSIM COMO O CRUSH.JÁ O GUARANÁ ANTARCTICA(ESCRITO ASSIM)DISTRIBUIA NO CARNAVAL ,BELOS LEQUES DE PAPEL,PARA ABAIXAR O CALOR.BONS TEMPOS!DA LANÇA-PERFUME RHODO E RODOURO,QUE AGENTE USAVA APENAS NA PAQUERA.
OLHA,VENDO ESSES ANUNCIOS E LENDO TUDO ISSO,DÁ UMA SAUDADE DANADA.POSSO DIZER Á MINHA BISNETA:SOU DO TEMPO QUE OS APARELHOS DE TV VINHAM EM BELOS MÓVEIS DE MADEIRA E NÃO EXISTIA XUXAS;E ,A MÁQUINA DE ESCREVER BOURROUGHS,OBEDECIA AOS NOSSOS DEDOS,NÃO TRAVAVA,NEM RIA DA NOSSA CARA,COMO FAZ O COMPUTADOR,PORQUE SOMOS BIOS:BURROS IDOSOS OPERANDO SISTEMA.
TENHO DITO!
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 05/10/2008
Código do texto: T1212483
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.