Fico a pensar o que seria, para mim, Poesia?

Fico a pensar o que seria, para mim, Poesia?

A Poesia é um estágio superior do viver, a percepção de uma energia que paira livre no universo e seus elementos e a sensibilidade humana pode conter por entre as mãos, se ouvir e anotar o preciso chamado de Deus: na sua hora exata. Os poetas são entidades escolhidas, no tempo da história, para desenvolver o mundo paralelo ao racional: o mundo emocional da Poesia - abstrato e não-concreto. O poema é a manifestação real da Poesia e deve ser visto como uma entidade superior, elaborado com o mesmo cuidado dispensado pela mãe e pelo pai junto do seu filho recém-nascido. Não creio no poema possível apenas pelo ato de realiza-lo no papel, ele, para mim, é o resultado da manifestação Divina em nós, no nosso interior, porém, o seu nascer depende da nossa batalha por conhece-lo e do gostar de ser ao seu lado caminheiro. O poeta nasce no de repente e desenvolve para melhor sua criação: no prazer de ler poemas de poetas que falam ao coração e são cuidadosos nas suas criações; no amor à sua Língua Pátria e no aprender e na valorização das regras poéticas. Da junção destes três elementos, no seu caminho literário, o poeta, talvez, melhor compreenderá o chamado de Deus e caminhará espontaneamente (sem precisar da razão para decidir) por uma das possibilidades de se construir determinado poema - seja um poema de forma fixa: o soneto, o haicai, a trova, etc. ou de forma livre - estando mais próximo da perfeição e do belo. Certamente, que em muitos momentos é preciso ir além do chamamento de Deus; Ele também nos pedirá a transpiração, ou seja, o árduo trabalho de lapidar a Inspiração para ser o máximo possível - perfeito e belo - o poema.

A Poesia é toda a capacidade de captar a energia do universo onde habita o poema, desde o abstrato do sentimento humano até o concreto da realidade do amor em carne e osso, da natureza e das questões sociais. Ser poeta é ser poesia e ser ao mesmo tempo sensibilidade e luz. Não se fará o poema se quisermos ir sempre de encontro a ele. O poema está perdido em algum tempo de nossa vida e precisa desabrochar na sua hora exata quando a Poesia o chamar ao papel (neste sentido a Poesia é a manifestação de Deus no poeta). Toda pressa retirará do poeta, quase sempre, o poema que seja verdadeiramente valioso, porque ela antecipa - a Inspiração: MOMENTO MÁXIMO DA CRIAÇÃO POÉTICA. Escrever o poema é esperar a sua gestação como uma mãe espera seu filho nascer; espera: encontro com o êxtase e o belo. A Poesia tem seus sinais e o poema é quem a traz para o real. Entendamos os seus estágios: leitura, estudo dos conceitos poéticos, maturação interior das idéias, busca do equilíbrio das emoções e ações para que a palavra venha com significado pleno e livre da interferência do agir explosivo, do desabafo e da revolta. Esperar o poema é esperar a vitória: o campeão de futebol não se faz na primeira rodada de um campeonato e o poema também não. É Sacro o nascer do poema, porque é uma união íntima com Deus; uma fluidez de gestos cadenciados e proporcionais; um derramamento de belezas no papel, meio inconsciente, apesar da ulterior razão que faz possível o conhecimento técnico de seu realizar. Poesia é uma dimensão outra, onde habita o poeta e o faz sensível ao mundo das emoções: sons, cheiros, paladares, toques e olhares. O poeta é momento. A Poesia é Eternidade. O poema é um instante que fica para sempre. Ser poeta é ser continuidade na hora da inspiração e calmaria para o construir do belo poema, apesar dele poder nascer pronto. Na verdade, todo poema está sendo construído, silenciosamente: no poeta, por dias a fio e se transforma, em realidade concreta, na exata hora em que atentos deixamos Deus manifesta-lo, por entre nossas mãos, vindo das profundezas d´alma.

Enfim, a Poesia, o poeta e o poema são inseparáveis e eles têm por diferenciais três características associáveis ao tempo: Eternidade - Poesia, momento - poeta e instante para sempre - poema.

(Alexandre Tambelli, São Paulo, 05 de outubro de 2008 - 12:08h).