A ÁGUIA E O TIGRE

 

    Águia e tigre. Dois animais fantásticos. Incríveis. Seria ótimo se tivéssemos o melhor de cada um deles.

     O olhar das águias nos ajudaria a escolher os melhores caminhos, os que tivessem menos armadilhas, mais segurança. Suas asas nos levariam aos pontos mais altos, bem acima das nuvens e nos ensinariam a ver a grandeza deste mundo de Deus, além de fazer com que pudéssemos perceber que nossos problemas são bem menores do que imaginamos.

     Se tivéssemos a capacidade de voar livres como as águias, certamente entenderiamos que o homem é livre , nasceu livre dos maus costumes e das piores atitudes e portanto, por que viver preso às vaidades exageradas, a ambição desenfreada, ao egoísmo tresloucado e a falsidade sem limites ?

     As águias preservam e sabem defender seus ninhos e assim, são bem diferentes de nós seres humanos, que muitas vezes damos muito mais valor ao que encontramos nas ruas do que a segurança e o aconchego dos nossos lares. E o tigre ? O que nos ensina ?

     Nos mostra como pisar com firmeza e segurança. Nos ensina a enfrentar qualquer obstáculo e aos inimigos, na maioria das vezes criados dentro da nossa imaginação e que se escondem bem no fundo do nosso coração.

     Os tigres não atacam ou agridem só pelo prazer de atacar e agredir. Na verdade eles reagem quando são atacados e defendem seu espaço e suas vidas com a fúria e força de que dispõem.

     Nós, os humanos, fazemos justamente o contrário. Agredimos, ameaçamos e ferimos, quase sempre sem necessidade, e muitas vezes de forma covarde. Os tigres caçam e matam sim , mas só para buscar seu alimento natural.

     Comem o que é absolutamente necessário e deixam as sobras para que sua prole e companheiros também possam se alimentar. Quer dizer, não são egoístas, não são covardes.

     Bem ao contrário de nós, seres humanos, chamados de animais racionais. Sempre pensamos em nossos interesses em primeiro, segundo, terceiro, quarto lugares e daí em diante. Subestimamos e quase sempre desconhecemos a força da águia e do tigre.

     Não conseguimos entendê-los. Nem mesmo sabemos que a fonte de sua força vem do que têm no coração. Olhando mais de perto são puros, apenas fazem o que tem que fazer e procuram fazê-lo da melhor forma.

      Nós humanos somos exatamente o oposto. Somos imperfeitos, claro, mas também somos incrivelmente egoistas. Fingimos que sabemos viver em grupos, em bandos como os animais, mas não sabemos viver em comunidades, com irmãos da mesma espécie.

     Às  vezes vou ao Zoológico. É dos meus passeios prediletos, desde os meus tempos de criança. Gosto de ver os animais, criaturas de Deus que formam familias, defendem e criam seus filhotes de uma forma simplesmente exemplar.

     Não gosto de vê-los presos, entre grades. Na minha última visita parei por longos minutos em frente a jaula do tigre. Como se adivinhasse meus pensamentos ele caminhou lentamentamente na minha direção e ficou me observando com aquele olhar penetrante, certamente tentando entender meus pensamentos.

     É possivel que não estivesse entendendo porque eu o observava. Certamente, se ele tivesse a capacidade de raciocinar, poderia estar imaginando o motivo pelo qual ele – o tigre – estava ali, preso entre aquelas grades , quando poderia estar livre correndo pelos campos, pelas matas, quem sabe com seus companheiros, seus filhotes, sua familia.

     A águia, pousada num enorme poleiro também me observou longamente. Só que seu olhar me pareceu triste, melancólico. Pode parecer estranho, bem estranho, mas ví tristeza no olhar daqueles animais.

     Percebi que eles não queriam fazer mal ao ser humano, só desejavam voltar para suas origens. Interessante comparação.

    Somos livres, quer dizer, livres entre aspas, para fazermos aquilo que quizermos, entretanto, como seres chamados racionais prejudicamos, maltratamos, excluímos, fingimos, mentimos, matamos.

    Fico imaginando (e me perdoem se por acaso considerarem que estou dramatizando ou narrando um melodrama), quem realmente deveria estar aprisionado, entre grades, sendo observado com curiosidade, às vezes, até com enorme desprezo e repulsa.....

 

 

                  ****************




(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 05/10/2008
Reeditado em 05/02/2013
Código do texto: T1212868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.