''A Esperança é uma Fênix''

Antes de lerem gostaria que soubessem que o texto abaixo, apesar de conter nomes específicos, bem pode se aplicar a outras situações políticas de lugares diferentes.

Fênix: ave mitológica graciosa, símbolo de força, imortalidade e renascimento espiritual. Segundo a própria lenda a Fênix era capaz de renascer de suas próprias cinzas e assim continuar sua epopéia mesmo depois de seguidas mortes.

Alguns acreditavam que seus ciclos de vida duravam cerca de 500 anos e então, ao fim de cada um deles, a ave queimava-se em uma pira funerária para em seguida renascer.

Assim também parece ser nossa esperança que a cada ciclo se renova em sonhos e perspectivas de melhoras pessoais ou coletivas, alternando-se entre a ânsia, a crença no futuro melhor, e a desilusão ou o dissabor de um possível fracasso. E é exatamente essa sensação que paira no ar a partir de agora.

Com o término do período eleitoral as opiniões dividem-se em cada esquina da cidade. Não há ainda – e não sabemos se haverá – consenso entre as idéias de cada um sobre os representantes políticos eleitos no dia 5 de outubro de 2008.

Porém, é fato que os sentimentos supracitados alternar-se-ão em cada uma das cabeças que compõem o eleitorado torrinhense. Para alguns o resultado foi benquisto e nesses reside se não plena, temporariamente a sensação de vitória, de realização, de boa esperança. Para outros o pleito traduziu-se em decepção, pois não venceu aquele que tanto esperavam e dessa forma, o que agora os consome é uma imensa dúvida sobre o amanhã, um dilema sobre suas próprias vidas e esperanças futuras. Há ainda aqueles que, independente de qualquer resultado e antes mesmo do fato consumado, se propuseram a fazer suas escolhas apostando na “sorte”, preocupando-se não em esperar por algum benefício ou saldo favorável, mas sim com sua própria conduta para a manutenção de seu presente e futuro.

Enfim, cada cidadão torrinhense se ajusta em uma dessas silhuetas. Não podemos dizer ainda como reagirão os eleitos e eleitores nos próximos quatro anos. Só espero que haja entendimento e seriedade entre todos, além da consciência de que tudo pode mudar desde que se trabalhe para isso. E que assim como a “Fênix”, a esperança possa se renovar: nos felizes com graça e entusiasmo; nos descrentes com força e perseverança.

(Bruno Mariano Cavina)

Bruno Mariano (Gardeniro)
Enviado por Bruno Mariano (Gardeniro) em 05/10/2008
Reeditado em 21/07/2009
Código do texto: T1213425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.