AFIRMAÇÃO ADOLESCENTE

Um dia desses, vindo de Nova Almeida-Serra-ES, para Viana-ES, trabalhar na prefeitura, fiquei imensamente triste ao ouvir dentro de um ônibus que integra o sistema transcol, a conversa de duas adolescentes que iam para a escola e, cujos nomes não importam muito, mas é de extrema importância o teor da conversa. Uma dizia para a outra que já estava "p da vida" com a mãe que vivia "pegando no seu pé", afinal ela já tinha dezesseis anos e, não precisava ser tão vigiada. Disse que a sua mãe vivia jogando na sua cara as noites de sono perdidas e o trabalho que ela déra ao longo dos dezesseis anos, dizendo porém que o fato de "pegar no seu pé" era fruto do amor e zelo que uma mãe precisa ter para com os seus filhos. Ela continuou, dizendo que olhou para a mãe, afirmando-lhe que tudo o quê a sua genitora havia feito por ela, já havia sido pago com juros e correção monetária.

O que será que a tola adolescente quis dizer com isso? Será que ela compreende a via-crucis de uma mãe durante nove mêses (normalmente) para colocar um filho no mundo? Será que ela pode avaliar as noites de sono perdidas de sua mãe preocupada com o seu bem-estar diante de uma enfermidade por ela enfrentada? Essa adolescente idiota não compreende que jamais poderá dar vida a quem lhe deu vida!

Como essa adolescente pôde afirmar com todas as letras não dever mais nada à mãe e, pelo papo, colocar a própria mãe como se fosse à ela devedora?

O que essa adolescente pode ter oferecido à sua mãe para ter quitado a dívida com ela, com juros e correção monetária? Afirmo porém, que se a adolescente oferecesse a própria vida pela mãe, ainda assim ficaria devendo àquela que durante nove meses a carregou no ventre.

Muitos filhos são ingratos com os pais, principalmente na idade da adolescência, sem dar-lhes o devido valor, porém um dia irão perceber o grave erro cometido. Talvez no futuro seja tarde demais para valorizar quem os ama incondicionalmente e deseja-lhes sempre o melhor. Talvez no futuro esses mesmos filhos agora adolescentes chorem de arrependimento ao compreenderem que com relação aos pais, eles sempre tiveram e terão uma dívida impagável, por todo amor e dedicação a eles oferecida.

O mais lamentável e triste, é que muitos filhos só valorizam os pais e os leva a sério, quando eles já estão descansando em um cemitério.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 07/10/2008
Reeditado em 07/10/2008
Código do texto: T1215489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.