Diferenças Experenciais

Que diferença há entre chefe e lider?

Nós mulheres que trabalhamos e acumulamos inúmeras funções

avaliamos bem a importância de se ter um bom chefe.

Graças a Deus eu tenho um excelente que além de chefe é um

grande amigo.

Conversando com o Eduardo sobre essa questão, vejam que

belissima reflexão ele faz sobre isso:

CHEFE X LÍDER

Nenhum chefe é líder, porque ser líder é ter outra dimensão como ser humano. A pessoa que aceitou exercer um cargo de chefia aceitou também a limitação de si mesmo como ser humano e a limitação de todos os que o cercam, assim com a tarefa de tratar tecnicamente de tudo. Ao chefe falta grandeza para entender e perceber que a vida não é feita apenas de certos ou errados, de brancos ou pretos, pois sua beleza está justamente nas nuances de cores e na riqueza de suas variações.

O chefe, tal qual o conhecemos, é um técnico que se dispôs a realizar determinado trabalho por intermédio das pessoas. O líder é um ser humano que se dispôs e assumiu a realização de uma missão com as pessoas. Chefe e líder são totalmente diversos e incompatíveis, pois o líder não é o chefe melhorado, mas sim outra forma de ser, viver e se realizar.

A motivação do chefe é material, portanto, temporal; a do líder é espiritual, portanto, atemporal. O chefe quer que as coisas sejam feitas da forma certa; o líder quer que as coisas certas sejam feitas, não importando de que forma. Para o chefe, o erro é sempre um problema grave e sinônimo de custo/desperdício; para o líder, o erro é uma lição a ser muito bem aproveitada. O chefe pensa e fala eu; o líder pensa e fala nós.

Como se vê, há total incompatibilidade entre os dois papéis. O chefe olha para o ontem, quer fazer o hoje e jamais vê o amanhã; enquanto o líder olha sempre para o amanhã (seu objetivo) para fazer o hoje e jamais vê o ontem. O que não significa em absoluto que um seja o bom (o líder) e o outro o ruim (o chefe). Não há esse negócio de bom ou ruim. Há, isso sim, competências diferentes, o que significa dizer que em alguns momentos o chefe é a melhor solução, e em outros a liderança é a melhor alternativa.

Eduardo B.

Valeu amigo, obrigada

ysabella
Enviado por ysabella em 08/10/2008
Código do texto: T1217580
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.