Trombone de vara

Edson Gonçalves Ferreira

Dizem que Van Gaugh era louco, tão louco que cortou a própria orelha numa crise. Pode até ser, mas louco mesmo é esse mundo. A Rainha de Copas está aqui do lado, gritando: __Corte a cabeça deles? Perguntei de quem e ela respondeu que é para cortar a cabeça dos economistas do mundo inteiro. O Coelho Maluco passou, conferindo o relógio e dizendo: _Estou com pressa, estou com pressa! _Para quê tanta pressa, Coelho Maluco, se os bancos estão fechados e se a bolsa despencou? Ele me respondeu: __Estou com pressa assim mesmo!

Eu queria é voar para Terra do Nunca com o Peter Pan. Estou cansado de ver o mundo despencar daqui e acolá. Não existe nada mais infernal que preocupação com dinheiro, existe! Estou de saco cheio de ligar a televisão e só ouvir a cotação do dólar, a loucura do povo que, mesmo a gente não querendo, interfere no nosso cotidiano. Na outra encarnação, vou querer nascer é peão mesmo, não ter cultura, trabalhar no pesado o dia todo e, depois, roncar e babar dormindo. Ai!

_Ai, ai, ai, não me belisca, Emília! _ Você fica escrevendo bobagens... _Bobagens não, poeta sofre até com a crise da bolsa de valores. _Eu também, embora seja só uma boneca, também sinto. __ Sente como, boneca não tem coração! __Tenho sim, sinto as coisas pelo coração do meu inventor, o autor Monteiro Lobato. __Loucura, ele já morreu! __ Morreu não, os escritores não morrem, perpetuam-se nos seus personagens e nos seus escritos. __Pode ser, mas gostaria de ser ignorante, para não sentir tudo o que acontece no mundo.

Neste momento, escutei um roçar de asas perto da minha cabeça e era a Fada Sininho que tinha ouvido a minha vontade de ir para a Terra do Nunca. Ela jogou o pózinho em mim e já estou de saída. Vou me embora não para Pasárgada, mas para a Terra do Nunca. Lá, se tiver televisão, só ligo em canais que só exibam desenhos animados. Adoro o Piu-piu dizendo: _ Juro que eu vi um gatinho, juro! Até nos desenhos animados há violência, O Frajola quer comer o Piu-piu, o Tom quer comer o Jerry, a madrasta da Branca de Neve lhe dá uma maçã envenenada, o Capitão Gancho quer matar o Peter Pan, o crocodilo comeu a perna do Capitão Gancho. __ Mããe! Sabem de uma coisa, fui!

Divinópolis, 10.10.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/10/2008
Reeditado em 10/10/2008
Código do texto: T1221212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.