Quando a Noite não Existia.

"A natureza já está muito cansada e,

só descansa quando chega a noite". (kalena)

E nem sempre a natureza pode descansar à noite , pois é nesta hora que muitos aproveitam para depredá-la , ainda mais . Quando isso vai acabar eu não sei...e, creio que ninguém sabe. Diante da nossa impotência deixaremos-a nas mãos de Deus.

Sou ativista ecológica... luto com unhas e dentes , contribuindo para que um dia eu não tenha encargo de consciêncicia , de nada ter feito . E também sou notívaga , amo a noite . Por isso resolvi colocar aqui , uma "historinha" que sempre ouvi nos saraus da minha casa.

Contam que num tempo muito antigo a noite ainda não existia. Só existia o dia . O único lugar onde havia escuridão era no fundo das águas. Era lá que estava escondida a noite .

Nesse tempo, os bichos e as plantas não eram como são hoje

Eram só coisas que falavam. Então , contam que a filha da Cobra-Grande casou-se com um moço. E a moça não queria ir dormir porque não existia a noite. O marido dela falou :

_ Vem dormir porque não tem noite mesmo, só tem dia. Aí a moça respondeu :

_ Quem tem a noite é meu pai. Mande seus empregados lá na casa dele para trazer a noite .

A Cobra-Grande deu um coco de tucumã para os empregados e avisou : _ Não vão abrir esse coco no caminho. Se ele se abrir , tudo vai ficar escuro e as coisas se perderão. No caminho de volta , os empregados ouviram uns barulhinhos saindo do coco. Era um barulho como os sapos e os grilos cantam de noite . Um dos emprega -

dos queria abrir o coco para ver de onde vinha o barulho. Mas os outros não o deixaram . Quando eles já estavam longe da casa da Cobra-Grande, não aguentaram a curiosidade e abriram o coco. De repente , tudo escureceu . A moça disse para o marido : _Eles soltaram a noite . Vamos esperar a manhã .

Então as coisas que estavam espalhadas pela floresta viraram bichos de pêlo e de penas. As coisas dos rios viraram patos e peixes. Quando a moça viu a estrela'dalva, disse para o marido : _ Vem rompendo a madrugada. Vou separar o dia da noite. Enrolou 2 fios de cabelo. Com um fez um cujubim, pássaro que canta ao nascer o sol; com o outro fez o inhambu, pássaro que canta de noite.

Os três empregados viraram macacos porque desobedeceram e abriram o coco de tucumã.

P.S - É uma lenda , claro. Mas eu a acho tão bela que me parece um poema surrealista..