È do Francês o Prêmio. . Ele mereceu.!!!

"Eu pego num livro velho com

reverência ; sinto nele a

substância inerente a toda

criação do espírito: o desejo ( Carlos Drummont de Andrade )

de alongar as fronteiras

da existência pela reflexão

ou pelo sonho acordado".

Creio que qualquer escritor profissional , consiferado uma assumidade , um escritor de topo , com expressão internacional , estudioso, com textos simples mas sempre muito refinados , com visão humanista , etc... sonha em ser laureado com o Nobel. Ah...pensa , sim, com certeza. Mas não é tão simpples assim. É uma tarefa árdua , com convicções firmadas e reconhecidas, enfim, quase um gênio. O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio foi o felizardo. Recebeu o Nobel de Literatura por sua obra marcada pela paixão por viagens , o exílio e a nostalgia dos mundos primitivos. A Academia fica na Suécia. Decidiu pelo francês , por causa da ruptura , da aventura poética e do êxtase sensual .. .Ele ficou muito emocionado e agradeceu simpaticamente a Academia. É de Nice, uma linda cidade de frente para o Mediterrâneo - tem uma praia de pedra - sul da França e pertence a uma família bretã. Foi merecido porque sempre foi considerado um mestre da Literatura da língua francesa contemporânea. Já com apenas 23 anos ele recebeu um prêmio importantíssimo por causa de sua obra "Le proces-verbal". Ele é apaixondo pela América Latina . Bom , com todos esses adjetivos , não dava pra ninguém. E ainda tem um dinheiro , no prêmio, mas eu não fiquei sabendo de quanto foi a bolada. Parabéns Jean-Marie !!!