YANKEES, GO HOME! Parabéns Professores!

YANKEES, GO HOME!

Na época que comecei a me interessar pela importância do Saber e ao tomar conhecimento do por que da campanha do Petróleo é Nosso, surgido nas décadas de 40/50, procurei entender a razão do ódio destilado pelos brasileiros contra o povo americano em conseqüência da pretensão de pesquisar em território brasileiro o chamado “ouro negro” e que na época li que ela era uma idéia do escritor Monteiro Lobato, nascido na cidade de Taubaté, cidade hoje que abriga uma minha filha, casada com paulistano, filha deste nordestino, porém nascida no norte (Pará). Quando residi naquele Estado atuando como gerente de uma filial do então importante grupo Jafet do ramo de ferro e aço, etc., eu assisti mais de perto a batalha de um famoso coronel chamado Janary Nunes, extremado nacionalista, contra os americanos.

Mais adiante comecei a simpatizar e admirar os americanos na sua luta contra a Alemanha de Hitler. Nunca fui político e jamais tive essa pretensão, todavia gostava de acumular conhecimentos gerais.

Obvio que a frase Yankees, go home, me chamou a atenção. O apelido Yankee de significado depreciativo, foi perspergado pelos ingleses. Os americanos o retribuíram chamando os ingleses de Beef, também de forma depreciativa porque eles foram os introdutores da carne enlatada. Ressalvo se tal nuance é exata. Depois, voltei do Pará e fui trabalhar na filial do grupo no bairro do Recife soube que na rua do Bom Jesus havia uma sinagoga de judeus. Estes, de lá haviam migrado para os USA e fundado a cidade de New York, hoje a mais importante metrópole conhecida, comprovando que o povo judaico é operoso e sabe ganhar e acumular fortunas. Em território americano se juntaram aos demais patrícios fugidos das perseguições religiosas no velho continente. Creio eu, foram eles que forjaram o espírito empreendedor do povo americano e a sina de procurar se defender de eternos inimigos, além de conquistar “mui amigos”.

Tenho observado haver muita gente, por desconhecer a gravidade da crise do sistema financeiro americano e/ou por outro motivo qualquer, estar se regozijando com sua débâcle. Absolutamente não concordo. O USA é hoje espinha dorsal do mundo globalizado, e isso afetarão “gregos e troianos.”

O grave erro do povo americano foi eleger (no tapetão) um presidente belicoso e vingativo para dirigir seu país em detrimento do pacifista Al Gore. O Bush deu mais um cabimento a sina de apogeu/perigeu de outros maus líderes da historia. Por ironia, justamente num modelo de democracia e almejado pelos demais povos do mundo.

Nessa altura dos acontecimentos e sob a perspectiva do “LULA, GO HOME”, (ou Brasil) o que não estará fora de propósito o movimento nos nossos paises vizinhos, é bom desde já pôr “nossas barbas de molho” de proclamar: “YANKEES, GOD SAVE!”

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 15/10/2008
Reeditado em 15/10/2008
Código do texto: T1229344