...nada é como antes!

De vez em quando bate o saudosismo da infância. Não sei se isso é bom ou ruim. Parece que a saudade do passado reflete nossa resistência para que o futuro demore a chegar. Principalmente depois que a gente passa dos cinqüenta!

Estava num velório de uma senhora que foi muito importante para mim e para os meus avós e tios, pois foi a governanta da casa.

Lembrei-me de uma época muito alegre de minha vida, quando eu vivia todas as minhas férias na casa de meus avós paternos, num sitio perto da cidade. Toda semana tinha terço na casa de algum vizinho de sitio. O povo era muito religioso e gostava de se reunir sempre para rezar e passar um tempo contando causos.

Para mim, que era criança, e acho que para a maioria da garotada o que contava mesmo era o fim da reza. Em todas as casas, que recebiam os vizinhos para o terço semanal, havia alguma coisa para beber ou comer. A garotada adorava essa parte da reza!

Tinha chá de canela, chá de erva cidreira, chá de erva doce, leite com chocolate e às vezes chá de chocolate. Tentei reproduzir em casa o chá de chocolate depois de crescido, mas confesso ficou horrível. Esse chá era feito de água fervente com açúcar a gosto e um pouco de chocolate para dar cheiro e sabor. A criançada achava o máximo!

O que me fez relembrar, na verdade não era o chá de chocolate, mas a união e a simplicidade de cada um naquele tempo. Hoje estamos muito mais cultos que antes, mais informados que antes, até os moradores rurais, mas parece que ninguém dá a mínima importância para os vizinhos. Ninguém sabe e nem quer saber mais da vida dos outros.

Parece mesmo que cada um tem um mundo particular e que não pertencemos ao mesmo habitat. Naquele tempo, toda semana passava um mensageiro avisando: “tem reza no cumpadre Dito”. Cada semana era um cumpadre. Tinha a vez do cumpadre Tião, do cumpadre Zé da venda, do cumpadre Mané, etc.

Com certeza, essas mensagens não existem mais. Quando muito, de vez em quando, passa o mensageiro para avisar: “o cumpadre Dito morreu”. E isso que me deixou saudoso...!

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 15/10/2008
Reeditado em 09/12/2008
Código do texto: T1230705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.