A BOLHA, A MENTIRA E AS BOLSAS
 
É  muito perigoso fazer ver ao homem o quanto ele é parecido com os animais.
É também, muito perigoso fazer ver ao homem o quanto ele é semelhante a Deus.
Mas, o mais perigoso é deixá-lo na ignorância de uma ou outra realidade.
(Pascal, Teólogo Católico).
 
Com essa frase de Pascal começo minha reflexão sobre a crise no mercado financeiro mundial.
Apesar de não ter formação universitária tenho que dividir com todos o que penso.
Desde os 15 anos milito em política e, apesar de tudo, sinto um enorme orgulho em nunca ter me corrompido e ter sido transparente esses anos todos.
Sempre via os americanos como uma grande mentira, uma farsa intolerável e, também sempre era criticado por isso.
Mas o que anda acontecendo por lá, com a crise imobiliária e, mais recentemente, a crise no sistema financeiro, que acabou por atingir o mundo todo, nada mais é do que o inicio da derrocada do império.
Evidente que não sinto prazer nisso, mas me sinto reconfortado por constatar que meu pensamento sempre esteve correto e, confesso que até uma ponta de vaidade em nunca ter me interessado por aprender a língua deles, os costumes deles, as manias deles. Aproveito sim o que eles têm de bom e, acreditem, tem muitas coisas boas sim por lá (São semelhantes a Deus também), mas como pode um País se sentir no direito de invadir outro para combater o mal que eles mesmos criaram (são muito semelhantes aos animais), com o restante do mundo pedindo PAZ. Quem autorizou o presidente americano a se tornar o “dono” da verdade e do pensamento livre?
Essa crise poderia ter um fato relevante se eles deixassem de lado a empáfia (tão peculiar daquele povo); a arrogância e a prepotência e se curvassem diante da mais dura realidade americana, ou seja, o império foi construído sobre o solo da maldade, da intolerância, da mentira. Esse solo é mole e afundaria mesmo, era questão de tempo. E para os defensores do império deixo aqui algumas perguntas para refletirmos juntos.
Onde foi parar o império romano?
A Inglaterra da rainha Vitória?
O império nazista de Hitler?
Impérios são previsíveis, o americano começa a roer.