SAUDADES DA LATUMIA

Alguém poderia questionar o que é isso???

“Quando eu era pequeno, bem pequenininho” lá no Sertão Central - Latumia era uma palavra usada para significar o barulho das vozes, quando havia muita gente conversando e tornava–se quase impossível compreender o que alguém estava falando.

Naquela época era algo bastante raro acontecer uma “latumia”, independente de se estar na área rural ou urbana.

Atualmente não é bem assim:

Raramente é possível desfrutar um dia de sossego na cidade –

Especialmente após a invenção do exagerado volume do equipamento de som instalado nos automóveis em geral.

Certa vez, uma empresa de eletro-eletrônicos produziu um panfleto cuja frase estimulando o consumismo dizia: “Seu vizinho quer briga?” – garantindo um equipamento mais “barulhento” que o do vizinho...

Naquela época não era necessário uma campanha combatendo a “poluição sonora” por que era algo inexistente e desconhecido.

Em nossos dias, a poluição sonora tornou-se “infernal” – creio que ainda não existe uma palavra adequada para significar porque, latumia seria pouco para tanta zoada, tumulto, barulho - diretamente proporcional a perda da capacidade auditiva.

Latumias a parte, a questão assume caráter de seriedade quando avaliamos as conseqüências do momento atual como sendo o resultado de duas ou três décadas (depende do porte da cidade) em que, o ser humano passou a ter opções para “turbinar” a potência do som doméstico para residências e veículos automotores.

É insensatez achar que não existiriam conseqüências para o “exagero” ou excesso de zoada.

Você já se deu conta que a capacidade auditiva tem diminuído acentuadamente???

JESUS falou para multidões numa época quando não existiam os alto-falantes. O profeta Elias (no Monte Carmelo), muito antes de CRISTO, não enfrentou dificuldades para ser ouvido – vale salientar que somente “falsos profetas” presentes havia oitocentos e cinqüenta.

Infelizmente, as conseqüências pelos efeitos do barulho não anunciam sua chegada, simplesmente chegam deixando suas seqüelas irreversíveis – semelhantes aos efeitos da poluição ambiental.

Mas, diria alguém: “saudades da latumia (?!)” “Você não é contrário a zoada”???

Certamente. Acontece que a latumia de quarenta anos atrás não era algo prejudicial, devastador, desrespeitoso...

Por isso é possível ter saudades da latumia – o retrato de uma época que não voltará jamais.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/10/2008
Código do texto: T1231232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.