O INVESTIMENTO DO VOVÔ

Os rumos da economia planetária, nos últimos dias, deixaram a comunidade internacional perplexa. Confesso que tudo que eu acreditava, de repente, não era bem assim. Eu pensava que estes “rombinhos” que acontecem no Brasil eram coisas de um país onde os controles são precários. Passei a achar que, além das belezas naturais, nós é que somos craques nestas coisas de controles. Já vi o país sobreviver com inflação de oitenta por cento ao mês.

Como meu forte nunca foi guardar ou aplicar dinheiro, certas coisas me interessam mais que subas e quedas no mercado de ações. Embora ciente de que alguma coisa vai sobrar para nós, e não será pouca.

Esta semana, ao sair de um banco, fechado em razão da greve, encontrei um jovem conhecido. Ares de garotão que muita menininha gostaria de levar a tiracolo, cara de quem está de bem com a vida, escorado numa caminhonete (do pai dele), destas que todo mundo quer ter uma igual (senão pela beleza ou pela funcionalidade, pelo patrimônio), observava.

Era um final de tarde e as empresas começavam a encerrar as atividades comerciais e de prestação de serviços. Depois de alguns comentários de menor interesse, antes de partir, questionei o motivo daquela estada, estratégica, na avenida onde as belas do lugar passavam, bem vestidas e retocadas para ressaltarem as belezuras.

- Vou dar uma investida na ex!

Fui até uma empresa de publicidade e, ao sair desta, vi, junto à porta da casa ao lado, uma conhecida figura do lugar.

Profissional liberal com longa folha de serviços prestados, pessoa conhecida por sua ampla participação na vida comunitária, colabora com seus artigos em jornais e revistas da região. Com estatura mediana, cabelos completamente brancos, postura correta, ar de intelectual que o óculos ajuda a montar, combinando com o vestuário, sempre impecável, ficou viúvo, coisa rara, o que o torna, a meu ver, um indivíduo mais especial.

É que os homens incomodam suas mulheres. Elas, os enterram.

Fui ter com meu antigo conhecido, quase octogenário, e depois de algumas palavras me despedi, dizendo que ainda teria de fazer uma pequena viagem até chegar em casa. Ele, que ficaria mais um pouco ali.

- Estou aguardando a minha namorada!