CLARICE LISPECTOR A HORA DA ESTRELA.

Clarice Lispector em a hora da estrela .

1920Nasce na Ucrânia, a menina Haia Lispector , terceira filha do comerciante Pinkouss e de Mania Lispector. Em 1922 Os Lispector embarcam para o Brasil. Em Maceió , a família adota novos nomes: o pai passa a se chamar Pedro ;maia Marieta e Haia Clarice . Pedro passa a trabalhar com mascate. 1925 Mudam- se para recife em busca de novas perspectivas de trabalhos. Matricula-se no colégio Hebreo-idisch- brasileiro em 21 de setembro , morre a mãe , Marieta , que sofria de paralisia.

A família se muda para a cidade do Rio de janeiro, Clarice termina o curso colegial e passa a freqüentar uma biblioteca perto de sua casa na Tijuca , onde conhece obras de autores clássicos nacionais e universais. Logo em 1939 inicia seus estudos ma Faculdade nacional de Direito trabalha com tradutora e secretaria.1940 Publica seu primeiro texto na imprensa, o conto Triunfo,no semanário pan. Morre o seu pai , em 26 de agosto . Em prega-se como redatora da agência nacional onde convive com outros escritores , entre eles Antonio Callado e Lucio Cardoso entre outros. Logo se torna redatora do Jornal a noite . E escreve seu primeiro romance que se chamou . Pedro do coração selvagem.. Logo obtém a nacionalidade brasileira . E casa-se com Maury Gurgel valente, que foi seu colega de faculdade. Os dois terminam o curso de direito e o seu marido entra na carreira de diplomata . A editora A noite publica Perto do coração selvagem . Logo se muda para Belém do Pará com seu marido trabalhar em hospital com voluntaria , assistido aos soldados brasileiros . Em seguida A Livraria Agir Editora publica o seu livro .O lustre e logo vem ao Brasil e divulga o seu livro O lustre , e depois e muda para Suíça . E ao chegar Publica contos em jornais brasileiros .

E não demora muito Clarice tem o seu primeiro filho que dar o nome de Pedro , em 10de setembro continua a escrever contos. Que publica na imprensa brasileira. .

Seu marido e transferido para a cidade do Rio de janeiro e começa a trabalhar para a secretaria do estado e lança A cidade sitiada , pela editora A noite. Em 10de fevereiro nasce Paulo seu segundo filho.. Clarice se separa do seu marido e apedido de seu filho publica o seu primeiro livro infantil. O mistério do coelho pensante. Regressando ao Brasil assume a coluna Correio feminino –feira de utilidades usando um pseudônimo de Helen Palmer, no correio da manhã . E assim segue a vida de escritora de Clarice trabalha com tradutora publica livros que marcaram como Água –viva o infantil e A vida intima de Laura , escreve contos no total de treze entre eles .A via –crúcis do corpo Visão do esplendor . Recebe prêmios da Fundação Cultural do Distrito federal .

Falar de Clarice e falar de uma deusa de nossa literatura brasileira que até hoje nos marca com seus livros e crônicas e pecas teatral . Eu pessoalmente não fui a essa exposição no banco do |Brasil mais me deixou bem claro uma coisa o Brasileiro tem que ter mais consciência literária e visitar mais essas exposições. Ou então procurar acompanhar mais essas oportunidades raras em que temos de conhecer mais a fundo a historia de uma escritora que marcou nossas vidas com suas historias em seus textos especáveis.Clarice mesmo com sua morte a trinta anos continua a ocupar um lugar único na literatura brasileira marcando gerações de leitores e incentivando novas gerações de escritores. Devemos a essa escritora e muito que nos parabenizou com seus livros como. Perto do coração selvagem até o póstumo. A descoberta do mundo.

Com uma ambientação intimista a mostra pretende aos leitores uma de se reencontrar a escritora . Clarice nos diz com sua simplicidade.Naõ se perde por não entender ensinou ela em A descoberta do mundo . Sonhamos provocar um sorriso encantado e atônito daquele que lê contos como . A legião estrangeira ou A imitação da rosa .

Ler Clarice Lispector não e apenas enriquecedor é necessário e enriquecedor para a nossa alma, e você viajar no tempo e sentir que com sua imaginação ela nos vem mostrar em suas frases que quase nada mudou , pois ela com seus textos se mostrava bem avançada em suas palavras bem colocadas . Essa e a hora da estrela que jamais vai parar de brilhar em nossas vidas. Essa exposição foi realizada de 19 de agosto a 28 de setembro de 2008. Deixei para publicar esse meu pequeno texto, sobre essa rainha da literatura agora. Que fique eternizado a minha simples homenagem a essa grande escritora e por que não dizer poetisa dos tempos.

21/10/2008. Deval. WWW.recanto das letras.com.br