QUANDO AS MÃES ENTRAREM EM GREVE

Estou me referindo às mães normais.As mães que colocam os  filhos no mundo e assumem a responsabilidade de mães.Não aquelas que apenas os colocam para logo em seguida abandonarem sob marquises,em portas de terceiros,em orfanatos ou mesmo matá-los.

Passando em frente a uma agência bancária visualizei, mais uma vez, os cartazes afixados nas portas de vidro:"ESTAMOS EM GREVE"!Após a leitura falei em voz alta:até quando meu Deus este pessoal vai permanecer em greve? Alguns transeuntes me fitaram perplexos.Acho que na concepção deles falar em voz alta sozinho significa alguma perturbação mental. E não deixa de ser...

Continuei a caminhar com o pensamento a mil.Viajando em inúmeras conjecturas dentre as quais uma me incomodou bastante.Fiquei imaginando se  as mães entrassem em greve o que aconteceria nas famílias, nas escolas, nos hospitais, nos presídios, no comércio, nas igrejas, nos povoados, nas vilas, nas cidades, nos estados, nos países, no mundo e no Universo?

Vocês já pararam para pensar em tamanha catástrofe? Sim,seria uma verdadeira hecatombe se todas as mães resolvessem parar as suas atividades e ficassem de braços cruzados à espera de um aumento salarial. Quem sabe um aumento na dose de carinho dos filhos e da compreensão de todos?!

Há um ditado popular que diz: "Por trás de cada homem importante há sempre uma grande mulher". Acho que é assim...

Eu diria que por trás de cada um de nós, importante ou não, vitorioso ou falido, bom ou ruim, há sempre a figura de uma mulher que muitas vezes abdica de ser ela mesma para que o fruto gerado em si ocupe um lugar de destaque no mundo.Uma mulher que não estabelece limites quando se trata de doar-se em função da sua ninhada.Uma mulher ímpar que nem sempre é compreendida quando falha.

Sim, as mães também falham!Elas são humanas,possuem alma e sentimentos e estão sujeitas a todas as injunções que os demais.

Ontem, ouvindo o psiquiatra convidado por uma rede de TV falando sobre o comportamento do rapaz que seqüestrou a namorada, no final ele resumia com muita simplicidade que os fatos se deram daquela maneira porque a sociedade cobra tal e tal comportamento do indivíduo e é preciso que os pais façam isto e aquilo...

Porventura saberia ele o quanto estariam ambas as mães sofrendo naquele momento ou seria capaz de imaginar o inferno no qual foram lançadas apenas por uma atitude insana de  um pobre rapaz cuja alma doente o levou a agir daquela maneira?

Quem dera pudessem compreender os meandros de um coração materno!!

Para mim a greve das mães resultaria numa verdadeira ruína de todos.Não só de cunho material mas,sobretudo moral.

Creio que todos nós nos lembramos que o Cristo foi o espírito mais evoluído a pisar neste planeta mas por trás da sua figura inigualável havia uma mulher que o respeitou embora ajudando-o através do seu silêncio,em oração.

Assim são muitas mães!Sequer se pronunciam principalmente quando a dor que sentem ultrapassa os seus próprios limites.Calam-se,oram e entregam ao Pai a sua dor para que possam entender e perdoar a insanidade que a gerou.

Assim falou a mãe da garota em cadeia nacional:"Eu perdôo ele.eu perdôo sim,mas quero justiça".

Já imaginaram se esta mãe estivesse em greve?! Com certeza esta luzinha que acendeu-se no fundo do túnel através do perdão estaria apagada alimentando a insanidade coletiva.

A minha imaginação aventurou-se a embrenhar-se por este caminho: imaginar uma greve das mães!

Aqui deixei apenas fragmentos desta imaginação.

E vocês?!Querem se aventurar nesta viagem? Aventurem-se!

bjs e um lindo dia,soninha


 
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 21/10/2008
Reeditado em 19/04/2014
Código do texto: T1239667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.