SANTO DO PAU OCO

MINHA AVÓ COSTUMAVA DIZER QUANDO SE REFERIA A UM VIZINHO SONSO E DISSIMULADO:FULANO É UM SANTO DO PAU OCO.REPETI POR MUITO TEMPO ESSA EXPRESSÃO SEM ME PREOCUPAR DE ONDE VEIO,ATÉ QUE ,VISITANDO AS IGREJAS E MOSTEIROS DA BAHIA E DE MINAS,RELICARIOS DA NOSSA ARTE BARROCA,FUI APRESENTADA AO SANTO DO PAU OCO.GERALMENTE,ERAM RÚSTICOS,PARA NÃO CHAMAR MUITA ATENÇÃO.TALHADOS EM MADEIRA,SEM OUROPÉIS NEM SEDAS,SIMPLES,”SANTO DE POBRE”,COMO SE DIZIA POR AQUI.SUA FACE NÃO TINHA A DOÇURA DOS CHAMADOS SANTOS DE RICO,COM SEUS OLHINHOS DOCES OU PENETRANTES,FEITOS DE SAFIRA OU RUBI.NEM AS BELAS ROUPAGENS DE SEDAS E RENDAS,QUE COBRIAM ESSAS IMAGENS.ERAM TOSCOS,TALHADOS A FACÃO,MAS,SERVIAM BEM AOS FINS A QUE SE DESTINAVAM:GUARDAR OURO OU PEDRAS PRECIOSAS.EMBAIXO DE CADA IMAGEM TINHA UMA TAMPA,MUITO BEM CAMUFLADA,ONDE ERAM GUARDADAS ESSAS PRECIOSIDADES.POR FORA,O SANTO ERA IGUAL A QUALQUER OUTRO;POR DENTRO,ERA OCO,ESCAVADA A MADEIRA PARA TRANSFORMA-LO EM COFRE PORTÁTIL.

A COROA PORTUGUESA ERA VORAZ.APODERAVA-SE DE TUDO,SEM DÓ ,NEM PIEDADE:OURO,PRATA,DIAMANTES,GEMAS PRECIOSAS,TUDO TINHA QUE SER DOADO AO REI;OU,TOMADO DE ASSALTO.O SANTO DE PAU OCO SERVIA PARA GUARDAR ALGUM,PARA QUE OS MINEIROS,  TROPEIROS E FAZENDEIROS ESCAPASSEM Á AVIDEZ DA COROA.

COM O PASSAR DO TEMPO,A FUNÇÃO CONTINUOU A MESMA,PORÉM,COM OUTRA CONOTAÇÃO.OS “BRASILEIROS”,COMO ERAM CHAMADOS OS PORTUGUESES QUE VOLTAVAM A MORAR NA TERRINHA,COLOCAVAM NELES ,SEUS VALORES,COM A CERTEZA DE QUE SUA FORTUNA CHEGARIA AO REINO SÃ E SALVA.

POR FORA,A PUREZA RELIGIOSA;POR DENTRO,O PECADO,O CONTRABANDO.

EIS A ORIGEM DA EXPRESSÃO.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 21/10/2008
Código do texto: T1239945
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.