CHUVA, ROSAS E AMIGOS

Nossa! Que chuva é essa?! Depois de uma temporada de seca, sol e calor escaldante, o frescor da chuva deixa minhas plantas e passarinhos felizes da vida. E eu também, que adoro um friozinho. Frio e chuva, me remetem e me levam ao sossego, acalmam o espírito e levam os olhos aos livros, à poesia, à música suave. Tudo o que eu gostaria hoje era poder ficar debaixo das cobertas, ouvindo a chuva cair e a brincadeira dos passarinhos nas poças que se formam embaixo da minha janela. No quintal, mais flores e mais verde hoje.

Acabo de voltar do jardim, onde fui ver a resposta à chuva... Que surpresa deliciosa! Amoras roxas, cajus amarelos, pés de pinha cheios de frutinhas, orquídeas coloridas e uma emoção: a roseira branca, que eu achava que havia morrido, de repente deu sinal de vida e já tem até um botão de flor. Acho que é em homenagem a um amigo querido, que eu julgava que houvesse se esquecido de mim, ou sumido no mundo, e de quem hoje tive notícias. Pareceu-me um pouco tristonho, mas deu o ar da presença, já me deixou feliz.

Amigos são assim... não precisam estar o tempo todo junto, apenas precisamos saber que estão, e que são. Alguns são de poucas palavras e muitos mistérios. Só não podemos perder de vista, porque aí o coração do lado de cá fica pequeno, apertado, pensando em coisas ruins...

Mas, hoje a roseira deu sinal de vida, de que continua ali, e que ainda me dará flores. Sabendo que ela está ali, já fico feliz. Essa em especial, a branca, é geniosa: às vezes finge-se de morta; caem as folhas, seca o caule. Eu rego, coloco adubo, converso, podo, e nada! Quando penso que ela não quer mais ficar aqui no meu jardim, quando já não dispenso grandes cuidados, nem perco muito tempo com carinhos e conversas, ela resolve brotar novamente...

Assim como as minhas roseiras, meus amigos e as pessoas em geral são diferentes. Uns precisam de atenção e carinho para estarem sempre presentes; ao contrário de outros, que precisam de um tempo, um tempo seu, precisam do silêncio e da distância para retornarem... se quiserem, se achar que devem, que vale a pena.

Rosimere Ferreira
Enviado por Rosimere Ferreira em 21/10/2008
Código do texto: T1240021