A MAIOR DAS NECESSIDADES

A Maior das Necessidades

Numa só palavra, a maior necessidade do Brasil de hoje é a CONFIABILIDADE. Tornamo-nos tradicionalmente traidores da confiabilidade alheia. Aliás, convém lembrar que tradição e traição são palavras da mesma origem, provenientes do latim TRADITIONE, que significa entrega. Na primeira, está implícita a idéia da entrega dos fatos, lendas, moralidade e valores culturais de geração a geração. Na segunda, acha-se presente a idéia, até mesmo contraditória, da entrega de alguém ou alguma coisa ao próprio inimigo. Daí surge o clima em que a confiabilidade não viceja, vale dizer, um ambiente onde se respira traição.

Hoje, um amigo confidenciou-me a gravidez indesejável de sua filha de apenas quatorze anos, sentindo-se traído pelas circunstâncias. Na realidade, era a própria solidez familiar visivelmente abalada pelo sexualismo irresponsável. Era este, com certeza, o fator indesejável, e não a gravidez da filha, sem dúvida festejada, caso estivesse a mesma legitimamente casada com seu sedutor. Afinal, qual é o pai sensato para quem o ato sexual da filha, fora do casamento, mesmo voluntariamente praticado por ela, não soe tão mal quanto um estupro?

Comecei a compreender como seria bom se todos nos tornássemos confiáveis, uns nos outros! Voltei para casa com meu coração enternecido e solidário com a situação do meu particular amigo. Lisongeava-me a sua confiança em mim, ao entregar-me um relato tão íntimo, mesmo numa situação em que eu nada poderia fazer por ele, senão ouvi-lo...

Percebo, com tristeza, quanto somos traidores uns dos outros: filhos que tramam a morte dos pais ; pais que facilitam o defloramento de suas filhas; jovens infiéis aos seus próprios corpos, depravando-se no sexo, nos vícios e nas drogas; eficiência profissional comprometida pelo lucro; atendimento social, inclusive na área médica, privilegiado para as elites; mídia que trai a edificação, em busca do entretenimento grosseiro, mais rentável; líderes espirituais transmutados em caça-níqueis; tributos superpostos: políticos corruptos, antepondo aos interesses coletivos os seus próprios interesses... Enfim: uma total falta de compromisso para com seu semelhante, resultando, assim, nessa atmosfera de caos e desconfiança mútua, intra e extrafamiliar, dos brasileiros.

Talvez eu tenha abordado situações absurdas, porém o absurdo maior é que elas, desgraçadamente, são de concretitude irrefutável! Basta um perpassar de olhos pelas manchetes dos jornais ... Se este quadro sombrio não for mudado, o nosso encontro com um ato irresponsável, um crime, uma catástrofe, um assaltante ou uma bala perdida será apenas uma questão de tempo!...

Foi a sociedade complacente em que vivemos que criou nossos monstros, levou a pornografia ao teatro e à literatura e permitiu o surgimento dos marechais do tráfico, que comandam atrocidades até depois de encarcerados!...

A boa nova é que as condições para a mudança já estão presentes. Não nos faltam homens de bem, recursos naturais , administrativos, orçamentários, culturais ou pedagógicos. O Brasil é plenamente viável, na medida em que nos dispusermos a abandonar nossa passividade para soerguê-lo como nação justa e próspera!

A primeira condição para um viver condigno não é a conquista da felicidade, mas a restauração da paz, porque a felicidade depende do paladar de cada um e, sem dúvida, há pessoas de gostos extravagantes e até mesmo de péssimo gosto! Nossos políticos têm que perder o medo de desagradar e, paradoxalmente, a maioria só o fará quando for capaz de desagradar a si mesma, em prol do bem comum .

Hoje, somos desconhecidos uns dos outros. As horas perdidas diante do computador - conquanto seja este um bem inquestionável! - nos têm roubado preciosos momentos de relacionamento real. O relacionamento virtual não lida com as pessoas, mas com o que elas projetam acerca de si mesmas. Assim, nos tornamos estranhos, estrangeiros dentro da nossa própria Pátria! Rigorosamente falando, já nem falamos a mesma língua! Até esta crônica realista e transformadora pode soar-lhe como um delírio literário de cunho moralista... Eu não coro, absolutamente , ao ser chamado de moralista, mas não posso garantir que você o faça... É preciso que conheçamos mais a nós mesmos e que todos os brasileiros aprendam a amar intensamente aqueles que partilham das agruras e das delícias do mesmo solo sagrado que nos abriga, sem distorção dos valores mais caros que lhe servem de suporte.

Brasileiros, acordem! Políticos de todos os níveis, tomem a decisão ilustre de serem confiáveis! Deixem seus gabinetes de ar condicionado rumo à periferia e - por amor de Deus! - deixem-nos vislumbrar em vocês um raio de luz, um orgulho a mais de ser brasileiros e tê-los como líderes. Dizem que um povo tem o governo que merece, mas isto não é verdade! Ninguém merece o que lhe é indigno, muito mais vindo de cima! Os liderados buscam inspiração e exemplo nos seus próprios líderes . Como aprenderão a ser justos, se não forem doutrinados por aquele sobre os quais repousa toda a sua esperança de justiça? Sejam irrepreensíveis! Nesse propósito, não estarão sozinhos: há uma Presença Sobrenatural, sempre disposta a dar cobertura a todos os interesses afinados com sua perfeita justiça! Devolvam ao país a confiança para ir e vir, trabalhar e progredir, caminhar a qualquer hora da noite e em qualquer lugar , sem receio do concidadão brasileiro ou das balas perdidas de seu mortífero arsenal.

Mãos à obra, porque a vitória será de todos! Acumulemos créditos ! Afinal, todos queremos cruzar apenas com pessoas confiáveis pelo resto de nossos dias! E isto não será difícil : basta disposição! Eu juro que estou disposto! Uma pequena chama pode inflamar uma nação inteira!Comecemos por nós dois: sejamos CONFIÁVEIS!