Aniversário de Goiania

Fui acordado hoje, 24 de outubro de 2008, às 6h da manhã, por um barulho ensurdecedor do ribombar de uma foguetada que prenunciava que algo muito especial acontecia ou iria acontecer. Ainda meio sonolento, perguntava-me, o que poderia ser para justificar a queima de tantos fogos? Foi quando minha esposa, também despertada pelo barulho intenso, avisara-me, é o aniversário da cidade. Realmente. Goiânia, capital de Goiás, completa nesta data seus 75 anos de existência. De relance me vem na mente a figura impoluta de seu predestinado fundador, o Doutor Pedro Ludovico Teixeira. Vem-me na memória também a pessoa do Dr. Atílio Correia Lima, o encarregado do projeto de urbanização da nova capital. Também lembro-me dos engenheiros que chefiaram a execução das obras de Goiânia, Jerônimo Coimbra Bueno e Abelardo Coimbra Bueno; do Professor Venerando de Freitas, primeiro e eterno Prefeito de Goiânia.

Apesar de jovem e moderna, Goiânia, que fora projetada para abrigar 50.000 habitantes, hoje conta com aproximadamente, 1.500.000 moradores. A materialização de Goiânia constituiu-se numa alavanca importantíssima para tirar o estado do marasmo em que se encontrava, colocando-o no contexto do país, ensejando que futuramente fosse cedida parte de suas terras para abrigar a construção da nova capital federal, Brasília, como de fato acontecera. Goiânia é uma cidade pujante, com excelente qualidade de vida em todos os aspectos. Talvez seja a cidade com maior área verde do país. Suas praças e jardins bem cuidados ofuscam a vista dos que aqui vêm passear. Além de seus vários atributos, esta cidade encontra-se encravada no coração do Brasil e distante apenas 210 quilômetros de Brasília.

Foi inaugurada oficialmente em 05 de julho de 1942, porém, o lançamento de sua pedra fundamental se deu em 24 de outubro de 1933, data em que se comemora seu aniversário. Em homenagem à cidade e ao seu fundador, transcreve-se aqui os dizeres do Doutor Pedro Ludovico Teixeira, quando da inauguração da cidade:

“MENSAGEM AO BRASIL”

“Dirijo-me ao Brasil, ao ensejo da passagem do maior acontecimento já registrado no meu Estado. Inaugura-se hoje a jovem Goiânia, Capital de Goiás.

Ao entregar à comunhão nacional a cidade cuja construção foi parte primacial do meu programa de governo, despido de espírito regionalista, ergo o meu olhar para a Pátria comum, antevendo o seu futuro esplendoroso.

Tenho a honra de saudar, na pessoa do grande condutor, o presidente Getúlio Vargas, o Brasil gigante e poderoso.

Saúdo a Amazônia, tão cheia de mistérios e tão rica de promessas; as terras dos palmares e babaçual esplêndidos do Parnaíba longínquo. Saúdo o nordeste, e atitudes heróicas e fecundas ante as durezas do clima que o flagela; os Estados do leste, de riquezas tão numerosas e de um labor tão intenso, em benefício da economia nacional. Saúdo as terras dos vales históricos do Paraíba e do Tietê, onde vicejam os cafezais, os algodoais e tantas outras riquezas; as regiões admiráveis dos pinheirais paranaenses e catarinenses. Saúdo os pampas do sul, berço de heróis, celeiro do Brasil; as terras que, a leste e oeste de Goiás, com ele se irmanavam na grandeza das suas glebas, na variedade dos seus produtos e no labor intrépido dos seus filhos. Saúdo o Brasil todo, símbolo de pujança, dignidade e elevação moral.

A Ele, Brasil, entrego um grande ideal que se tornou uma grande realidade – GOIÂNIA.

Em 5 de julho de 1942

Pedro Ludovico”.

Como brasileiro e goiano rio-verdense, elevo meu pensamento às alturas rogando aos céus proteção especial para a aniversariante, GOIÂNIA, nossa querida capital do Estado de Goiás.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 24/10/2008
Reeditado em 24/10/2008
Código do texto: T1246610
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.