Máquina do Tempo

Vendo uma partida do Palmeiras nos dias de hoje, resolvi apelar para o Prof. Papanatas e para o Dr. Bronson, criadores da máquina do tempo, aqueles que inventaram esta máquina maravilhosa e iam buscar na Pré-História o famoso Brucutu, das histórias em quadrinhos, e também o levavam de volta nas suas aventuras das quais, nós garotos, tanto gostávamos.

E eles me atenderam e me levaram até 1934, ano em que eu nasci, local São Paulo. A romântica São Paulo dos bondes, das garoas, do antigo Brás, da fala cantada dos paulistanos, enfim, da São Paulo que tanto nos trás saudades.

Mas o meu destino era o recém inaugurado Parque Antarctica, estádio da Palestra Itália. Na época um dos melhores estádios do Brasil.

O motivo do meu pedido foi assistir à partida entre o Palestra Itália e o SC Corinthians, que fecharia o campeonato paulista de 1934, na qual o Palestra se tornaria tri-campeão paulista, visto já ter conquistado os títulos de 1932 e o de 1933.

Chegamos ao Parque Antarctica e arrumei um bom lugar para assistir à grande partida. O estádio estava lotado. O povo bem vestido, a fina flor da sociedade paulistana reunida.

Dia 5 de agosto de 1934, às 15:00 horas em ponto o jogo foi iniciado tendo como arbitro o Sr. Algemiro Bálio. O Palestra Itália formava com Aimoré Moreira, Carnera e Junqueira; Tunga, Dula e Tufi, Álvaro, Gabardo, Romeu Pelicciari, Lara e Vicente. O técnico palestrino era o Sr. Humberto Cabeli. O SC Corinthians Paulista formava com Jaguaré, Jaú e Jarbas; Brito, Guimarães e Munhós; Carlinhos, Mamede, Rato I, Baianinho e Valdemar. O técnico alvinegro era o Sr. Amílcar Barbui.

Foi um grande jogo em que o Palestra Itália venceu o seu leal adversário por 3 x 1, gols de Romeu Pelicciari, Lara e Álvaro, para o Palestra, e Baianinho para o Corinthians.

O mais importante foi que os palestrinos comemoraram o título inédito na história do Palestra até aquele momento, sem ofender os adversários e não inimigos, como hoje.

Sem dúvida foi uma bela viagem através do tempo. Ai eu me preparei ao ouvir o sinal combinado e voltei aos dias atuais, sempre agradecendo ao Dr. Bronsom e ao Prof. Papanatas. E dado o meu comportamento eles me prometeram novas viagens pela sua máquina do tempo.

Laércio
Enviado por Laércio em 26/10/2008
Código do texto: T1249300